2023

Pensamento Pedagógico Contemporâneo

Nome: Pensamento Pedagógico Contemporâneo
Cód.: PED02493L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Nesta Unidade Curricular o olhar e a atenção do estudante são chamados a focar-se de forma mais intensa sobre os últimos dois séculos e meio da história do pensamento pedagógico ocidental.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer as grandes doutrinas pedagógicas contemporâneas e seus arautos, bem como a forma como a pedagogia contemporânea reflectiu e impulsionou as profundas mudanças sociais ocorridas na Época Contemporânea.

Conteúdos Programáticos

1. Pedagogia Tradicional versus Pedagogia Moderna.
2. Rousseau, Pestalozzi e Froebel, nas origens da pedagogia moderna.
3. As "escolas novas" e o Movimento da Educação Nova.
4. A pedagogia de Célestin Freinet e a Escola Moderna.
5. A pedagogia libertária: de Iasnaia Poliana a Summerhill.
6. A pedagogia norte-americana, de Dewey a Rogers.
7. A desescolarização da sociedade: Goodman, Reimer e Illich.
8. A pedagogia marxista.
9. Paulo Freire e a pedagogia do oprimido.
10.A tecno-pedagogia: de Skinner, pela "pedagogia por objectivos", à Teoria do Currículo.
11.A educação e a pedagogia em Portugal nos séculos XVIII a XX.

Métodos de Ensino

Métodos de ensino:
a) Aulas Teórico-Práticas - Com um momento inicial de exposição pelo docente para enquadramento e/ou Síntese. Um segundo momento de natureza "prática" para análise e interpretação de textos/documentos.
Métodos de avaliação:
a) 2 provas escritas de frequência ou 1 Exame.
b) 1 Trabalho prático - Centrado na análise de um autor ou de uma corrente do pensamento pedagógico contemporâneo.

Bibliografia

AVANZINI, Guy (et. allii), A pedagogia no século XX, 2 vols,. Moraes, Lisboa, 1978
CAPITÁN DÍAZ, A. Historia del pensamiento pedagógico en Europa, II. Pedagogía contemporánea, Dykinson, Madrid, 1986
CARBONELL SEBARROJA, Jaume, Pedagogías del siglo XXI, Octaedro Editorial, Barcelona, 2014
FERNANDES, Rogério, A pedagogia portuguesa contemporânea, Instituto de Cultura Portuguesa, Lisboa,1979
PALMER, Joy (ed), Fifty Modern Thinkers on Education: From Piaget to the Present, Routledge, London 2001.
PALMER, Joy (ed), Fifty Major Thinkers on Education: From Confucius to Dewey, Routledge, London 2003.
PLANCHARD, Émile, A pedagogia contemporânea, Coimbra Editora, Coimbra, 1982
RESWEBER, Jean-Paul, Pedagogias Novas, Teorema, Lisboa, 1995
ROCHA, Filipe, Correntes pedagógicas contemporâneas, Estante, Aveiro, 1988
TRILLA, J. (coord), El legado pedagógico del siglo XX para la escuela del siglo XX,

Equipa Docente