2023

Avaliação Educacional

Nome: Avaliação Educacional
Cód.: PED02487L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver uma atitude positiva face à avaliação, em geral, e em contextos
educativos em particular.
Adquirir conhecimentos de avaliação em diferentes domínios.
Compreender o papel da avaliação no contexto educacional.
Tomar decisões sistematicamente baseadas em processos de avaliação
Descrever e problematizar diferentes funções da avaliação.
Perspectivar a avaliação como parte integrante do currículo.
Analisar as relações entre avaliação, ensino, aprendizagem, desenvolvimento
pessoal e desenvolvimento organizacional.
Contactar com metodologia de investigação educacional

Conteúdos Programáticos

1. A avaliação educacional: conceitos e paradigmas
1.1. Os conceitos de avaliação, medida e classificação
1.2. Pressupostos da avaliação
1.3. Âmbito, natureza, funções e consequências da avaliação
1.4. Perspectiva histórica da avaliação

2. Domínios da avaliação educacional
2.1. Avaliação das aprendizagens
2.1.1. Aprendizagem, ensino e avaliação, que relações?
2.1.2. Instrumentos de avaliação das aprendizagens.
2.2. Avaliação e desenvolvimento profissional
2.2.1. Pressupostos e dimensões da Avaliação do Desempenho Docente
2.3. Avaliação institucional (Escolas)
2.3.1. Avaliação interna e avaliação externa
2.4. Avaliação de programas e projectos educativos
2.4.1.Teorias e modelos de Avaliação Educacional
3. A investigação em avaliação educacional

Métodos de Ensino

Partindo do relato de experiências vividas ou da análise de textos e outros documentos,
os estudantes são solicitados a realizar trabalho individual ou em pequenos grupos e
a participar em discussões e debates que se articulam com momentos expositivos de
enquadramento e sistematização das temáticas em causa.
Todos os recursos utilizados nas aulas são disponibilizados no moodle, assim como
documentos e materiais de apoio necessários para a realização das actividades
propostas.

Avaliação
A classificação final da unidade curricular será obtida do seguinte modo:

1.Regime de Avaliação Contínua:
Assiduidade (A) – é obrigatória a presença do estudante em 75% das sessões presenciais
- Qualidade e regularidade da Participação (P) nas atividades propostas nas aulas (25%)
- Prova escrita (Pe) (50%)
- Prova prática (Pp) a apresentar na aula (25%)

2.Regime de Exame:
- Prova escrita (Pe) (75%)
- Prova prática (Pp) (20%)

Bibliografia

Abrantes, P. & Araújo, F. (Orgs.) (2002). Avaliação das aprendizagens. Das
concepções às práticas. Lisboa: DEB.
Alves, M. P. C. (2004). Currículo e avaliação. Uma perspectiva integrada. Porto:
Porto Editora.
Bolívar, A. (2003). Como melhorar as escolas. Estratégias e dinâmicas e melhoria
das práticas educativas. Porto: Edições Asa
Esteban, M. T. (2006). Escola, currículo e avaliação. São Paulo: Cortez Editora
Estrela, A. & Nóvoa, A. (2003). Avaliações em educação. Novas perspectivas.
Porto: Porto Editora.
Hadji, C. (2003). A avaliação, regras do jogo. Das intenções aos instrumentos.
Porto: Porto Editora.
Leite, C. & Fernandes, P. (2002). Avaliação das aprendizagens dos alunos. Porto:
Ed. ASA.
Pais, A. & Monteiro, M. (2002). Avaliação ? Uma prática diária (2.ª ed.). Lisboa:
Ed. Presença.
Roldão, M. C. (2003). Gestão do currículo e avaliação de competências. Porto:
Ed. Presença.
Scheerns, J. (2004). Melhorar a eficácia das escolas. Porto: Ed.Asa.

Equipa Docente