2023

Elementos de Administração Educacional

Nome: Elementos de Administração Educacional
Cód.: PED02486L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Analisar criticamente as tendências na administração educativa, identificando os principais problemas e perspetivas de ação estratégica;


- Contribuir para a análise crítica das instituições educativas e organizações escolares, ao nível das suas políticas, objetivos, contextos e processos;


- Desenvolver instrumentos com vista a aperfeiçoar a competência decisória ao nível das opções educativas num contexto de desenvolvimento da escola e no quadro das suas estruturas e dinâmicas de funcionamento;


- Exercitar práticas de intervenção educativa na área da Administração Educacional.

Conteúdos Programáticos

O programa da disciplaina desenvolve-se em torno das seguintes unidades temáticas:


1- Sistema educativo português: referenciais, princípios orientadores e aspetos de organização geral; administração educativa, organização e estruturas.


2- Territórios, fatores contextuais e equidade socioeducativa.


3- Regulação educativa e dispositivos de monitorização como instrumentos de governação escolar.


4- Políticas de educação e efetividade da escolaridade obrigatória: o desafio da qualidade educativa na universalidade escolar.

Métodos de Ensino

A forma de organização das atividades letivas compreende a realização de sessões presenciais de natureza coletiva, de sessões de orientação do tipo tutorial. Nas sessões presenciais utilizar-se-ão metodologias diversificadas, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho, nomeadamente, exposição interativa, debates em grupo, estudos de casos, apresentação e análise de textos, trabalhos de aula.

Avaliação

A avaliação consistirá na realização de trabalhos de aula ao longo do semestre e terá também em conta a participação nas sessões e trabalhos de pesquisa individual e de grupo.


Para os alunos que não obtiverem classificação final positiva no conjunto dos trabalhos teórico-práticos realizados, ou tendo-a obtido, que o venham a solicitar, será dada a possibilidade de realizarem uma prova final global da disciplina, bem como exame de recurso, nas datas a agendar na primeira sessão.

Bibliografia

BARROSO, J. e outros (2007). As Políticas Educativas como objecto de estudo e de formação em Administração Educacional. Sísifo/Revista de Ciências da Educação. Lisboa: s.e., nº 4, Set./Dez, p.5-2º.


ESTEVÃO, C. (2004). Educação, Justiça e Autonomia. Porto: Edições Asa.


FIALHO, I. & VERDASCA, J., org. (2012). TurmaMais e Sucesso Escolar, fragmentos de um percurso. Évora: CIEP-Universidade de Évora


FIALHO, I. & VERDASCA, J. (2012). O Projeto TurmaMais no cenário da melhoria eficaz da escola. In I. Fialho e J. Verdasca (org.), TurmaMais e Sucesso Escolar, fragmentos de um percurso. Évora: CIEP-Universidade de Évora, pp. 17-44.


FORMOSINHO, J. (1988). Princípios para a organização e administração da escola portuguesa. In A Gestão do Sistema Escolar. Lisboa: CRSE-ME, pp. 53-102.


FORMOSINHO, J. & MACHADO, J. (2009). Equipas Educativas. Para uma nova organização da escola. Porto: Porto Editora.


LIMA, L. (2006). Compreender a Escola como organização. Perspectivas de análise organizacional. Porto: Edições Asa.


PIRES, E. L., (1987). Lei de Bases do Sistema Educativo: apresentação e comentários. Porto, Edições ASA.


RODRIGUES, M. L. (2010). A Escola Pública Pode Fazer a Diferença. Coimbra: Edições Almedina SA


VERDASCA, J. (2010). Temas de Educação: administração, organização e política. Lisboa: Edições Colibri.


VERDASCA, J. (2011). Alentejo Educação: retratos territoriais (Estudos 3). Évora: OREA (polic.).


 


Nota: Para além da bibliografia básica indicada, ao longo das sessões será também distribuída documentação de apoio aos temas em análise.

Equipa Docente