2023

Educação, Território e Desenvolvimento Local

Nome: Educação, Território e Desenvolvimento Local
Cód.: PED02485L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular Educação, Território e Desenvolvimento Local pretende proporcionar, aos estudantes, a oportunidade de conhecerem e analisarem a relação que existe entre os territórios, as redes de educação nele existentes e os processos de desenvolvimento local aí existentes.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Avaliar as relações existentes entre as características geográficas, sociais, culturais e económicas dos territórios e as especificidades das redes formais, não formais e informais de educação e formação neles existentes;


2.Conhecer e avaliar instrumentos de gestão de políticas locais de qualificação;


3. Analisar as relações existentes entre as políticas de qualificação e os processos de desenvolvimento local, em territórios determinados;


4. Analisar casos de desenvolvimento local integrado nos quais a educação e a formação se assumam como eixos estruturantes;


 


5. Conceber, desenvolver e monitorizar dispositivos educacionais como instrumentos qualificantes dos indivíduos e dos territórios e, consequentemente, como fatores fundamentais do desenvolvimento local.

Conteúdos Programáticos

1. As redes formais, não formais e informais de qualificação e respetiva implantação territorial e institucional;


2. Os instrumentos de cartografia educacional, de base territorial e institucional


3. Os instrumentos de gestão educacional e formativa de base territorial;


4. Os conceitos de território educador e cidade educadora;


5. O conceito de carta educativa.


6. O desenvolvimento humano, social e económico;


7. Qualificação e Desenvolvimento Local;


 


8. Políticas Educativas de diferentes âmbitos (internacional, nacional e local) e a relação com o desenvolvimento local.

Métodos de Ensino

A forma de organização das atividades letivas assentará numa componente estruturante de sessões de natureza teórico-prática. Em simultâneo, os estudantes desenvolverão uma componente de trabalho de campo, preferencialmente partindo do estudo de casos reais. Poderão realizar-se algumas conferências sobre temas relacionados com os conteúdos, ao longo do semestre.

Avaliação

O processo de avaliação das aprendizagens terá em conta a qualidade e a regularidade do trabalho produzido pelos estudantes e resultará – nos regimes de avaliação contínua ou de exame – da prestação de uma prova escrita e da realização de um trabalho de índole prática individual ou em grupo, a definir com cada estudante. A classificação final resultará da média aritmética das classificações obtidas em cada uma das componentes. A classificação, em cada uma das componentes, deverá ser igual ou superior a 8 valores. A não observância da regra anterior implicará a reprovação no regime de avaliação seguido.
De acordo com o Regulamento Escolar Interno (Ordem de Serviço N.º 18/2012, de 23 de Agosto) e a Ordem de Serviço N.º 3/ECS/2012 (12 Setembro), os estudantes deverão estar presentes a um mínimo de 80% das sessões presenciais leccionadas. O não cumprimento desta taxa de assiduidade inviabilizará a aprovação na presente disciplina.
Os(as) trabalhadores(as)-estudantes, de acordo com o disposto no ponto 8, art.º 42 do Regulamento Escolar Interno devem “contactar o docente da unidade curricular nos 15 dias após a obtenção dessa condição, de forma a informá-lo da mesma e, caso se aplique, articular o disposto na alínea c) do nº 5, sob riscos de não se aplicar o regime especial de avaliação.”

Bibliografia

Carmo, H. (2007). Desenvolvimento Comunitário. Lisboa: Universidade Aberta


CNE (2004). Educação e Produtividade. Lisboa: Conselho Nacional de Educação


Jardim, J. (2002). O Método da Animação. Porto: AVE


Lopes, M. (2006). Animação Sociocultural em Portugal. Amarante: Câmara Municipal de Amarante


Nico, B. (2008). Aprendizagens do Interior: Reflexões e Fragmentos. Mangualde: Edições Pedago;


Nico, B. & Nico, L. (orgs.) (2011). A Qualificação de Adultos. Realidades e Desafios no Sul de Portugal. N.º 2. Colecção Educação, Território e Desenvolvimento Local. Mangualde: Edições Pedago.


Nico, B. et al. (2013). Atlas da Educação em Alandroal. Mangualde: Edições Pedago;


Rodrigues, F. & Stoer, S. (1993). Acção local e mudança social em Portugal. Lisboa: Fim de Século;


Silva, I. et al (2002). Educação e Formação de Adultos. Factor de desenvolvimento, Inovação e competitividade. Lisboa: ANEFA


 


Soto, A. et al (2002). Didáctica general: Modelos y estratégias para la intervención social. Madrid: Editorial Universitas;

Equipa Docente