2023

Educação Comparada

Nome: Educação Comparada
Cód.: PED02484L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Espanhol, Italiano
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Nesta Unidade Curricular o estudante de Ciências da Educação deve ter ocasião de aprofundar o seu conhecimento acerca da diversidade educativa mundial, iniciando-se nos estudos comparados.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Circunscrever o âmbito científico da Educação Comparada.
2. Esclarecer os conceitos básicos da disciplina.
3. Conhecer a história da disciplina e os marcos e protagonistas fundamentais da sua evolução.
4. Identificar os principais problemas metodológicos e epistemológicos da "comparação" em geral e especificamente no domínio da educação.
5. Aprofundar o conhecimento das principais problemáticas educativas actuais a nível mundial, designadamente as que dizem respeito aos programas internacionais de avaliação quantitativa e qualitativa da educação.
6. Iniciar-se na Prospectiva da Educação aplicada aos sistemas educativos nacionais e à análise global da educação.
7. Aprofundar o conhecimento do "sistema da educação" de um país em concreto.

Conteúdos Programáticos

1. A Educação Comparada no quadro das Ciências da Educação.
2. Conceitos básicos da disciplina: Educação Comparada ou Pedagogia Comparada?
3. História da disciplina e marcos e protagonistas fundamentais da sua evolução.
4. Problemas metodológicos da "comparação".
5. Problemas específicos da comparação no domínio da educação.
6. Recursos para a investigação em Educação Comparada.
7. Instituições internacionais e nacionais no domínio educativo e dos estudos comparativos.
8. A avaliação e a comparação internacional da quantidade e da qualidade da educação.
9. A Prospectiva Educacional ? perspectivas sobre o futuro da educação.
10. Problemáticas principais da educação actual a nível mundial.

Métodos de Ensino

Métodos de ensino:
a) Aulas Teórico-Práticas - Com um momento inicial de exposição pelo docente para enquadramento e/ou Síntese. Um segundo momento de natureza ?prática? para análise e interpretação de textos/documentos, e para aplicação e exercitação da pesquisa sobre sistemas educativos nacionais.
Métodos de avaliação:
a) 2 provas escritas de frequência ou 1 Exame.
b) 1 Trabalho prático - exercícios centrados na análise do sistema educativo de um país.

Bibliografia

ALTBACH, Philip G., KELLY, Gail (Comps.), Nuevos enfoques en educación comparada, Mondadori España, Madrid, 1990
BEREDAY, George Z. F., Método comparado em educação, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1972
GARCÍA GARRIDO, J.L., Fundamentos de Educación Comparada, Dykinson, Madrid, 1991
GARCÍA GARRIDO, J.L., Sistemas educativos de hoy, Ediasa, Madrid, 2005
GROUX, Dominique, e Louis Porcher, L'éducation comparée, Nathan, Paris, 1997
HOLMES , Brian, Comparative education: some considerations of method, Boston, 1981
NÓVOA, António, "Modèles d'analyse en Éducation Comparée: Le Champ et la Carte", Les Sciences de l'Éducation pour l'ère nouvelle, n. 2/3, (1995), p. 9-61.
POSTLETHWAITE, T. NEVILLE e HUSEN, TORSTEN (Eds.), The International encyclopedia of education : research and studies, Pergamon Press, Oxford, 1985
SCHRIEWER, Jürgen e PEDRÓ, Francesc, (eds.), Manual de Educación comparada, PPU, Barcelona, 1993

Equipa Docente