História da Pedagogia e da Educação
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer a origem etimológica do termo “Pedagogia”.
- Explicar em que circunstâncias surgiu o conceito de “Ciências da Educão”.
- Compreender as razíes dos que consideram “Pedagogia” e “Ciências da Educão”
como sinónimas.
- Compreender as razíes dos que não consideram “Pedagogia” e “Ciências da
Educação” como sinónimas e defendem a superioridade de cada uma das noções.
- Definir o que s.o as “Ciências da Educação” e quais são.
- Explicar em que consiste o risco de as mesmas se tornarem “saberes em mosaico” e
indicar como ele pode ser superado.
- Explicar em que medida a educação é uma arte e simultaneamente uma técnica.
- Explicar como a formação em Pedagogia/Ciências da Educação pode contribuir para a
formação de um educador profissional.
- Compreender o papel que a História da Pedagogia e da Educação pode e deve
desempenhar no quadro da formação dos docentes.
Conteúdos Programáticos
1.1. A Grécia antiga: condicionalismos político-sociais
1.2. Dois modelos de educação:
1.2.1. A educação estatal de Esparta
1.2.2. O ideal educativo ateniense
1.3. O fenómeno educativo da sofística
1.4. O magistério socrático
1.5. A teorização platónica da educação
1.6. O realismo educativo de Aristóteles
1.7. A "Paideia" helenística
1.8. A educação romana
2. O CRISTIANISMO
2.1. Novo ideal educativo e novas instituições de ensino
2.1.1. O período apostólico
2.1.2. O período patrístico
2.1.3. O período monástico
2.1.4. O período escolástico
2.1.4.1. A formação profissional nas corporações
2.1.4.2. A organização das Universidades medievais
2.1.4.3. O método escolástico
2.1.4.4. A criação da Universidade portuguesa
3. RENASCIMENTO E HUMANISMO
3.1. A cultura humanista e a nova pedagogia
3.2. A pedagogia "activa e funcional" de Montaigne
3.3. Rabelais e o confronto entre dois tipos de educação
3.4. Experimentalismo e humanismo pedagógico em Portugal
4. REFORMA E CONTRA-REFORMA
4.1. A Reforma Protestante e a educação: Lutero
4.2. A Contra-Reforma: a Companhia de Jesus
4.2.1. A criação da Universidade de Évora
4.3. A pedagogia comeniana
DO ILUMINISMO AOS FINAIS DO SÉCULO XIX
5.1. O Iluminismo
5.2. Rousseau
5.3. Pestalozzi e Froebel
5.4. O Iluminismo em Portugal.
5.4.1. Verney e Ribeiro Sanches
5.4.2. A obra do Marquês de Pombal
5.5. A Revolução Francesa
5.6. As ideias pedagógicas do Romantismo: Fichte
5.7. A Revolução Industrial e seus reflexos na educação
5.8. A educação e a pedagogia em Portugal, no século XIX
5.8.1. As reformas do liberalismo: Herculano e Garrett
5.8.2. Antero de Quental e a ilustração do operário
5.8.3. Adolfo Coelho e a educação popular
5.8.4. Os métodos de Castilho e João de Deus
5.8.5. Sampaio Bruno e a educação para a República
5.8.6. Os primórdios da educação feminina (séc. XVIII e XX)
EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA NO PORTUGAL CONTEMPORÂNEO
6.1. O debate pedagógico no final da Monarquia
6.2. O debate pedagógico durante a I República
6.2.1. Teorias, temas e problemas em confronto
6.2.2. As reformas do ensino
6.3. O debate pedagógico durante a Ditadura Militar e o "Estado Novo"
6.3.1. O debate pedagógico durante a Ditadura Militar
6.3.2. A política educativa do "Estado Novo"
6.4. Evolução da educação feminina – (acesso e coeducação)
Métodos de Ensino
Expositivo e dialogante
Avaliação
Frequências, exames, participação e assiduidade
Bibliografia
ABBAGNANO, N. e VISALBERGHI, A. (1982) História da Pedagogia, Livros Horizonte Lisboa, 1982, 4 vols.
CARVALHO, Rómulo de (1985), História do Ensino em Portugal. Desde a Fundação da Nacionalidade até o Fim do Regime de Salazar-Caetano, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1986.
FERREIRA, Alberto (1973), Antologia de Textos Pedagógicos do Séc. XIX Português, Instituto Gulbenkian de Ciência, Centro de Investigação Pedagógica, Lisboa, 1975, 3 vols.
GALINO, Maria Angeles, História de la Educatión. Edades Antigua y Media, 2ª ed., 3ª reimp., Editorial. Gredos, Madrid, 1988.
GOMES, Joaquim Ferreira (2001), Novos Estudos de História da Educação, Ed. Quarteto, Coimbra, 2001.
JÚNIOR, Décio Gatti et. al. (2009), O ensino da História da Educação em Perspectiva Internacional, EDFU, 2009.
NÓVOA, António (1986), Le Temps des Professeurs – Analyse Sócio-Historique sur la Profession Enseignant au Portugal (XVIII – XX siècles), 2 vols, INIC, Lisboa, 1986.
Equipa Docente
- Casimiro Manuel Martins Amado [responsável]