2023

História da Pedagogia e da Educação

Nome: História da Pedagogia e da Educação
Cód.: PED02474L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Espanhol, Italiano
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Unidade Curricular centra-se nos momentos-chave da história da educação e do pensamento educacional Ocidentais, através do estudo dos factos, instituições, métodos, técnicas e teorias pedagógicas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer a origem etimológica do termo “Pedagogia”.


- Explicar em que circunstâncias surgiu o conceito de “Ciências da Educão”.


- Compreender as razíes dos que consideram “Pedagogia” e “Ciências da Educão”


como sinónimas.


- Compreender as razíes dos que não consideram “Pedagogia” e “Ciências da


Educação” como sinónimas e defendem a superioridade de cada uma das noções.


- Definir o que s.o as “Ciências da Educação” e quais são.


- Explicar em que consiste o risco de as mesmas se tornarem “saberes em mosaico” e


indicar como ele pode ser superado.


- Explicar em que medida a educação é uma arte e simultaneamente uma técnica.


- Explicar como a formação em Pedagogia/Ciências da Educação pode contribuir para a


formação de um educador profissional.


- Compreender o papel que a História da Pedagogia e da Educação pode e deve


desempenhar no quadro da formação dos docentes.

Conteúdos Programáticos

1.1. A Grécia antiga: condicionalismos político-sociais


1.2. Dois modelos de educação:


1.2.1. A educação estatal de Esparta


1.2.2. O ideal educativo ateniense


1.3. O fenómeno educativo da sofística


1.4. O magistério socrático


1.5. A teorização platónica da educação


1.6. O realismo educativo de Aristóteles


1.7. A "Paideia" helenística


1.8. A educação romana


 


2. O CRISTIANISMO


2.1. Novo ideal educativo e novas instituições de ensino


2.1.1. O período apostólico


2.1.2. O período patrístico


2.1.3. O período monástico


2.1.4. O período escolástico


2.1.4.1. A formação profissional nas corporações


2.1.4.2. A organização das Universidades medievais


2.1.4.3. O método escolástico


2.1.4.4. A criação da Universidade portuguesa


 


3. RENASCIMENTO E HUMANISMO


3.1. A cultura humanista e a nova pedagogia


3.2. A pedagogia "activa e funcional" de Montaigne


3.3. Rabelais e o confronto entre dois tipos de educação


3.4. Experimentalismo e humanismo pedagógico em Portugal


4. REFORMA E CONTRA-REFORMA


4.1. A Reforma Protestante e a educação: Lutero


4.2. A Contra-Reforma: a Companhia de Jesus


           4.2.1. A criação da Universidade de Évora


4.3. A pedagogia comeniana


 


 DO ILUMINISMO AOS FINAIS DO SÉCULO XIX


5.1. O Iluminismo


5.2. Rousseau


5.3. Pestalozzi e Froebel


5.4. O Iluminismo em Portugal.


5.4.1. Verney e Ribeiro Sanches


5.4.2. A obra do Marquês de Pombal


5.5. A Revolução Francesa


5.6. As ideias pedagógicas do Romantismo: Fichte


5.7. A Revolução Industrial e seus reflexos na educação


5.8. A educação e a pedagogia em Portugal, no século XIX


5.8.1. As reformas do liberalismo:  Herculano e Garrett


5.8.2. Antero de Quental e a ilustração do operário


5.8.3. Adolfo Coelho e a educação popular


5.8.4. Os métodos de Castilho e João de Deus


5.8.5. Sampaio Bruno e a educação para a República


5.8.6. Os primórdios da educação feminina (séc. XVIII e XX)


 


EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA NO PORTUGAL CONTEMPORÂNEO


6.1. O debate pedagógico no final da Monarquia


6.2. O debate pedagógico durante a I República


6.2.1. Teorias, temas e problemas em confronto


6.2.2. As reformas do ensino


6.3. O debate pedagógico durante a Ditadura Militar e o "Estado Novo"


6.3.1. O debate pedagógico durante a Ditadura Militar


6.3.2. A política educativa do "Estado Novo"


6.4. Evolução da educação feminina – (acesso e coeducação)

Métodos de Ensino

Expositivo e dialogante

Avaliação

Frequências, exames, participação e assiduidade

Bibliografia

ABBAGNANO, N. e VISALBERGHI, A. (1982) História da Pedagogia, Livros Hori­zonte Lisboa, 1982, 4 vols.


CARVALHO, Rómulo de (1985), História do Ensino em Portugal. Desde a Fundação da Nacionalidade até o Fim do Regime de Salazar-Caetano, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1986.


FERREIRA, Alberto (1973), Antologia de Textos Pedagógicos do Séc. XIX Português, Insti­tuto Gulbenkian de Ciência, Centro de Investigação Pedagógica, Lisboa, 1975, 3 vols.


GALINO, Maria Angeles,  História  de  la  Educatión.  Edades  Antigua  y Media, 2ª ed.,  3ª  reimp., Editorial. Gredos, Madrid, 1988.


GOMES, Joaquim Ferreira (2001), Novos Estudos de História da Educação, Ed. Quarteto, Coimbra, 2001.


JÚNIOR, Décio Gatti et. al. (2009), O ensino da História da Educação em Perspectiva Internacional, EDFU, 2009.


NÓVOA, António (1986), Le Temps des Professeurs – Analyse Sócio-Historique sur la Profession Enseignant au Portugal (XVIII – XX siècles), 2 vols, INIC, Lisboa, 1986.

Equipa Docente