2023

Metodologias de Estudo e Investigação

Nome: Metodologias de Estudo e Investigação
Cód.: PED02472L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Nesta Unidade Curricular o estudante é preparado para o tipo de trabalho intelectual característico da Universidade, iniciando-se nas metodologias fundamentais de estudo e investigação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

 


Esta Unidade Curricular de Metodologia de Estudo e Investigação assume, como finalidade estratégica, proporcionar aos estudantes caloiros da Licenciatura em Ciências da Educação, uma oportunidade de aquisição de competências de gestão pessoal e grupal de aprendizagem, proporcionar ferramentas fundamentais de investigação, bem como assumir-se como um espaço de integração curricular e institucional.


 


 


 


OBJETIVOS


 


 


 




  • Conhecer o plano de estudos da Licenciatura e o R.E.I. da Universidade de Évora;




  • Conhecer algumas caraterísticas do contexto de vida e de trabalho universitários;




  • Adquirir competências básicas de gestão pessoal e grupal da aprendizagem;




  • Conhecer e utilizar técnicas de estudo, de organização do trabalho e de investigação universitárias;




  • Conhecer e aplicar metodologias de investigação científica na construção de trabalhos académicos.




 

Conteúdos Programáticos

 


CONTEÚDOS


 


 


 




  • A organização do trabalho em contexto académico;




  • Dinâmicas de aprendizagem individuais e grupais e a sua relação com o conhecimento científico;




  • Investigação científica: processos e modelos;




  • Metodologias de investigação científica: métodos específicos das Ciências Sociais;




  • Etapas do processo de investigação científica;




  • Tipos de estudo quanto ao método de abordagem;




  • Investigação quantitativa/investigação qualitativa;




  • População e amostra, recolha de dados, processamento, análise e síntese dos resultados;




  • Organização do trabalho científico;




  • Escrita do trabalho científico;




  • Fontes bibliográficas do trabalho científico;




  • Citação e referenciação bibliográfica.




 

Métodos de Ensino

 


PLANEAMENTO DIDÁTICO


 


 


 


METODOLOGIA


         


 


A forma de organização das actividades letivas, que compreendem a realização de sessões presenciais de natureza coletiva de duas horas cada e de sessões de orientação do tipo tutorial (cujo conteúdo será definido em acordo com os estudantes). As sessões presenciais de natureza coletiva serão predominantemente de cariz teórico-prático e serão diversificadas, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho: exercícios de ativação de ideias prévias, exposição interativa, atividades de trabalho em grupo, debates, análise e discussão de diferentes recursos didáticos (vídeo, áudio), estudos de casos, apresentação de textos e trabalhos em diferentes formatos, etc.


 

Avaliação

 


AVALIAÇÃO


 


 


 


Ao abrigo do disposto no Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora - Ordem de Serviço nº.18/2012, a presente unidade curricular reger-se-á pelas seguintes normas de assiduidade e avaliação:


 




  1. Assiduidade


    Os/as estudantes deverão participar obrigatoriamente em 75% das sessões de ensino presenciais. O não cumprimento desta cláusula inviabiliza a realização da unidade curricular (Cap.IV, Artº 6, ponto 2 do R.E.I, p.6).


     




  2. Avaliação




 




  • Consideram-se aprovados/as os/as estudantes que obtiverem uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.




  • Os/as estudantes-trabalhadores/as deverão contactar a docente da disciplina, nos 15 dias subsequentes à obtenção dessa condição (p. 25, do REI), com a finalidade de adequar o sistema de avaliação às respectivas circunstâncias académicas e profissionais.


     


     


    REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA


     




 




  • A presente unidade curricular adopta o modelo de Avaliação Contínua, de acordo com Cap. VI, artº 17, ponto 2 e 3 do R.E.I;




  • O Regime de Avaliação Contínua implica a realização de um Power Point/PREZI a apresentar nas últimas sessões presenciais: “A construção de um trabalho académico- planeamento e conceção” (50%) e uma Prova Escrita (50%).


     




  • EXAME- Prova Escrita (a realizar em data a marcar do período de exames).




 

Bibliografia

 


BIBLIOGRAFIA


 


(durante as aulas poderá ser distribuída outra bibliografia, adaptada às necessidades dos alunos)


 


 


 


- BERBAUM, J. (1992). Aprendizagem e Formação. Porto: Porto Editora.


 


 


 


- CANAVARRO, J. (2007). Para a compreensão do abandono escolar. Lisboa: Texto Editores.


 


 


 


- FERNANDES, A. (2002). Métodos e regras para elaboração de trabalhos académicos e científicos. Porto: Porto Editora.


 


 


 


- FRADA, J. (2005). Novo Guia Prático para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. Lisboa: Sete Caminhos.


 


 


 


- FULLAN, M. (2003). Liderar numa cultura de mudança. Porto: Asa.


 


- MAISONNEUVE, J. (2004). A dinâmica dos grupos. Lisboa: Ed. Livros do Brasil.


 


 


 


- MIRANDA, S. (2003). Novas dinâmicas para grupos- a aprendência do conviver. Porto: Asa.


 


 


 


- Nico, B. (2000). Tornar-se estudante universitário(a): contributo do Conforto Académico na definição de uma estratégia curricular de sucesso. Dissertação de Doutoramento. Évora: Universidade de Évora (texto policopiado).


 


 


 


- PEREIRA, A. e POUPA, C. (2004). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo.


 


 


 


- PRETTE, A. E PRETTE, Z. (2006). Psicologia das relações interpessoais- vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Editora Vozes.


 


 


 


- REIS, F. (2010). Como elaborar uma Dissertação de Mestrado. Lisboa: Lidel.


 


 


 


- SARMENTO, M. (2008). Guia Prático sobre a Metodologia Científica para a elaboração, escrita e apresentação de Teses de Doutoramento, Dissertações de Mestrado e Trabalhos de Investigação Aplicada. Lisboa: Univ. Lusíada Ed.


 


 


 


- VILELAS, J. (2009). Investigação- o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.


 


 


 


- WOLFE, P. (2004). Compreender o funcionamento do cérebro e a sua importância no processo de aprendizagem. Porto: Porto Editor.


 

Equipa Docente