Temas de História do Século XX
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
É uma unidade curricular propedêutica destinada a alunos do 1º Ciclo e do 1ª Ano (1º Semestre) de áreas científicas da Escola de Ciências Sociais ou de outras Escolas da Universidade de Évora. Tem como principal objetivo consolidar um conhecimento histórico geral sobre a formação e características das sociedades contemporâneas e as grandes transformações do Século XX.
1.Conhecimento: Identificar os momentos, dinâmicas e mudanças chave assim como as características e a variedade das experiências na emergência e formação evolução das sociedades atuais, nacionais e transnacionais;
2. Competências intelectuais: apropriar-se de conceitos chave que marcam a análise histórica do mundo contemporâneo
3. Competências profissionais: utilização interdisciplinar dos conhecimentos históricos; capacidade de contextualizar processos no tempo e espaço; planear e executar num contexto de trabalho de equipa e transdisciplinar; trabalho num ambiente multilingue
Conteúdos Programáticos
Introdução: A História e a “Periodização” do Mundo Contemporâneo
As Sociedades Contemporâneas e a Modernização
As Sociedades e as Guerras
Os nacionalismos na era dos estados-nação e no contexto das identidades pós-colonais.
As experiências das Ditaduras e das Democracias. Partidos Políticos e Organizações Sociais.
Impérios e Colónias. Descolonizações e Pós-Colonialismos
As organizações internacionais
Os regionalismos e as comunidades transnacionais.
Americanização, Sovietização e Europeização
Os Estados Sociais
Os Movimentos Sociais
Migrações, Diásporas, Retornos: Mobilidades no Mundo Contemporâneo
12.Culturas e Saberes do Séc. XX: normas, conteúdos, instituições, atores.
13. Educação, Ensino Superior e a Sociedade.
Conclusão: As Sociedades e o “presente”. Globalizações.
Deste elenco de temas, são escolhidos 6 para efeitos de lecionação.
Métodos de Ensino
Os temasda uc escolhidos para efeitos de lecionação desdobram-seem sesseões teóricas denatrueza expositiva sob responsabilidade od docente. Para além disso, a cada um dos temas corresponde pelo menos uma sessão prática de análise e comentário de texto, um método que procura estimular os alunos a uma participação mais ativa nos trabalhos da disciplina.
Avaliação
Regime de frequência
A presença e participação dos alunos “em regime de avaliação contínua” nas aulas é obrigatória. Para manutenção no regime de frequência o aluno deve assistir a pelo menos 75% das aulas lecionadas.
A avaliação contínua consiste na elaboração escrita e apresentação de um comentário feito a dois (c.t.) de um texto historiográfico selecionado pelo docente e numa frequência final (freq.). A avaliação final é calculada de acordo com a fórmula
Nota regime frequência = (c.t.*0,35)+(freq.*0,65) + assiduidade
Os alunos que tiverem uma classificação em qualquer momento de avaliação inferior a 6,5 valores passam obrigatoriamente a regime de exame.
Regime de exame
Os alunos em "regime de exame" submetem-se a uma prova de exame. Os alunos com classificação inferior a 7,5 não são admitidos à prova oral
Bibliografia
Aróstegui J.et al. (2001): El Mundo Contemporáneo: Historia y Problemas. Barcelona.
IRIYE A. et al (2009): The Palgrave Dictionary of Transnational History. From the mid-19th century to the present day, Hampshire
Judt T. (2006): Pós-Guerra. História da Europa desde 1945. Lisboa
MARWICK A (2000):The Sixties: Cultural Revolution in Britain, France, Italy, and the United States, c.1958-c.1974, Oxford
RODRIGUES, António Simões (coord.) (1996): História de Portugal em Datas. Lisboa: Temas e Debates.
RODRIGUES, António Simões (coord.) (1997): História Comparada. Cronologia - Portugal Europa e o Mundo. Temas e Debates, 2 vols.
SELLSTROM T. (2008): A Suécia e as Lutas de Libertação Nacional em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, Uppsala
SHIPWAY, M. (2008) : Decolonization and its Impact: A comparative approach to the end of the Colonial Empires, Oxford
SMELSER N.J. et al. (ed) (2001) International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, London
STEARNS, P. N. (ed) (2001) Encyclopedia of European Social History From 1350 t0 2000, 6 vols, Detroit
SOULET J-F (2009). História da Europa de Leste. Lisboa.
NB: Para além desta bibliografia de serão indicada referências bibliográficas específicas para cada ponto do programa que for tratado.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Maria Ana Rodrigues Bernardo [responsável]
- Quintino Manuel Junqueira Lopes