2023

Filosofia da Educação

Nome: Filosofia da Educação
Cód.: FIL02492L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

As questões da educação são abordadas em articulação com as situações concretas da vivência escolar e da formação humana. As questões estão organizadas por núcleos temáticos, preferindo-se o que emerge com pertinência na actualidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Identificar a especificidade da abordagem filosófica dos problemas educativos.
2. Compreender a relevância filosófica da Educação.
3. Distinguir o estatuto da Filosofia da Educação no quadro das Ciências da Educação.
4. Aprofundar a compreensão do ser humano, mediante a análise das necessidades educativas que o distinguem.
5. Explorar a riqueza de sentido dos conceitos de educabilidade e pessoa.
6. Analisar desafios do mundo contemporâneo e antecipar novas exigências no campo educacional.
7. Relacionar a Educação, nas suas múltiplas formas, com a reflexão filosófica sobre o cuidar.

Conteúdos Programáticos

1. INTRODUÇÃO – O QUE É A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO?
1.1 Questão prévia: a relevância filosófica da Educação
1.2 Lugar epistemológico da Filosofia da Educação: no seio da Filosofia; no conjunto dos saberes acerca da Educação



2. EDUCAÇÃO: UM PROBLEMA MAIS DO QUE PEDAGÓGICO
2.1 Diferentes facetas da necessidade humana de Educação
2.2 Contradições educativas e riscos de demagogia nas sociedades democráticas

3. A EDUCABILIDADE HUMANA E A CENTRALIDADE DA PESSOA NA EDUCAÇÃO
3.1 Educabilidade: significado e implicações
3.2 Riqueza filosófica da categoria de pessoa
3.3 O carácter interpessoal das relações educativas
3.4 Dimensão utópica de toda a Educação



4. DESAFIOS CULTURAIS, POLÍTICOS E SOCIOECONÓMICOS DO SÉCULO XXI
4.1 Globalização e novas necessidades educativas
4.2 Direitos humanos e educação inclusiva



5. FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E CUIDADO
5.1 O sentido de comunidade e o difícil equilíbrio entre identidade e diversidade
5.2 Cuidar de si, cuidar do Outro, cuidar do mundo – um processo inacabável

Métodos de Ensino

O método privilegiado de ensino conjuga breves exposições introdutórias (dos conceitos e temas programados para a Unidade Curricular) com o comentário de textos considerados de apoio ao estudo e discussão crítica dos problemas fundamentais.

Avaliação

A avaliação das e dos Estudantes fez-se através de provas escritas, quer no regime de avaliação contínua, quer no regime de exame. No entanto, a oralidade é sempre incentivada, no desenvolvimento das aulas.

Bibliografia

AAVV – Filosofia de la educación hoy. Conceptos, Autores, Temas. Madrid: Editorial DYKINSON, 1989.
AMADO, João – “Ciências da Educação – Que Estatuto Epistemológico?”, Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, Extra-Série (2011), 45-55.
BARBOSA, João Morais – Educação e Liberdade. Lisboa: Fomento, 1987.
CARVALHO, Adalberto Dias de – Epistemologia das Ciências da Educação. Porto: Edições Afrontamento, 1988.
     —   A Educação como Projecto Antropológico. Porto: Edições Afrontamento, 1992.
ESTRELA, Albano – Pedagogia, Ciência da Educação? Porto: Porto Editora, 1992.
FERMOSO, Paciano – Teoría de la Educación. Una interpretación antropológica. 2ª ed., Barcelona: Ediciones CEAC, 1985.
FULLAT, Octavi – Filosofías de la educación. Paideia. Barcelona: Ediciones CEAC, 1992.
JORGE, Maria Manuel Araújo – Porque nos interessa a Filosofia? Lisboa: Esfera do Caos, 2010.
KNELLER, George F. – Introdução à Filosofia da Educação. 8º ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1984.
MARTINS, Guilherme d’Oliveira – Educação ou Barbárie? Lisboa: Gradiva, 1998.
MIALARET, Gaston – As Ciências da Educação. Trad. do francês por Ana Maria Rabaça. 2ª ed., Lisboa: Moraes Editores, 1980.
MILLÁN PUELLES, Antonio – La formación de la personalidad humana. 7ª ed., Madrid: Ediciones Rialp, 1989.
NASSIF, Ricardo – Pedagogía general. 4ª ed., Bogotá: Editorial Cincel Kapelusz, 1992.
     —   Teoría de la Educación. Problemática pedagógica contemporánea. 3ª reimpr., Madrid: Editorial Cincel, 1984.
NOVAK, Joseph D. – Teoría y práctica de la educación. Trad. do inglês por Cristina del Barrio e Celina González. Madrid: Alianza Editorial, 1982.
PAVIANI, Jayme – Problemas de Filosofia da Educação. 4º ed., Petrópolis: Vozes, 1988.
QUILES, Ismael – Filosofía de la educación personalista. 1ª reimp. Buenos Aires: Ediciones Depalma, 1984.
QUINTANA CABANAS, José María – Teoría de la Educación. Concepción antinómica de la educación. 9ª ed. rev., Madrid: Editorial DYKINSON, 1995.
REBOUL, Olivier – A Filosofia da Educação. Trad. do francês por António Rocha e Artur Morão. Lisboa: Edições 70, d.i. 2000.
SANVISENS, Alejandro – Introducción a la Pedagogía. 2º ed., Barcelona: Editorial Barcanova, 1987.
SARRAMONA, Jaume – Fundamentos de la Educación. Barcelona: Ediciones CEAC, 1989.

Equipa Docente