2023

Economia da Educação

Nome: Economia da Educação
Cód.: ECN02480L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

 



Esta unidade curricular é oferecida à licenciatura em Ciências da Educação. A abordagem económica da educação será a matriz para a análise de temas como o papel da educação na promoção da eficiência, da equidade e do desenvolvimento, o conceito de capital humano, a oferta e a procura de educação e a muito atual discussão entre produção e financiamento público e/ou privado da educação. O aprofundamento destes conceitos permitirá analisar a informação estatística disponível de forma a caracterizar o sector de educação em Portugal, assim como realizar comparações internacionais, principalmente com outros países da União Europeia.

Conteúdos Programáticos

1.    Princípios de Economia


1.1.     Definição de Economia: Escassez e Escolha


1.2.     Problemas fundamentais da atividade económica


1.3.     O mercado: oferta e procura


1.4.     O Desemprego


1.5.    As Falhas de Mercado e a Intervenção do Estado


1.6.    Medição da atividade económica (óticas de contabilização do produto e Instrumentos Analíticos de Análise Económica)


2. A Procura de Educação


        2.1. A Natureza Económica da Educação


        2.2. A Educação como Investimento Individual – a Teoria do Capital Humano


        2.3. Críticas à Abordagem do Capital Humano


        2.4. Formação Profissional e Aprendizagem ao Longo da Vida


        2.5. Análise da situação Portuguesa


3.    A Oferta de Educação


        3.1. Função de Produção da Educação


         3.2. Eficácia e Eficiência do Sistema Educativo


         3.3. A oferta do Sistema Educativo em Portugal


4. Educação, Crescimento e Desenvolvimento


4.1. Crescimento Económico versus Desenvolvimento Económico


4.2. Educação e Crescimento Económico


4.3. Externalidades e Efeitos não Monetários da Educação


5. Provisão e Financiamento da Educação


            5.1. Formas de Intervenção do Estado e Regulação em Educação


                        5.1.1. A Educação e as Imperfeições de Mercado


                        5.1.2 O Papel do Estado e os “quase-mercados” em Educação


            5.2. O Ensino Superior


                        5.2.1. Modelos de Financiamento do Ensino Superior



                        5.2.2. Evolução e Situação Recente do Ensino Superior em Portugal

Métodos de Ensino

A apresentação dos conceitos teóricos será feita de forma expositiva. Nalguns pontos do programa, os alunos intervirão activamente nas aulas (individualmente ou em grupo), preparando documentos que serão discutidos, complementando a matéria com elementos recolhidos ou apresentando os trabalhos de grupo.
O método de ensino/aprendizagem será complementado pela utilização de uma ferramenta de e-learning, no sentido de providenciar materiais de estudo aos alunos, divulgar de forma eficiente informação importante para os alunos assim como despoletar a discussão em torno de alguns dos tópicos analisados.

A avaliação
A avaliação contínua engloba a realização de um trabalho de grupo (50% da nota final) e de duas provas de avaliação escrita (25 % cada).
Considerando o art. 110, alínea 8, do RAUE, serão aprovados os estudantes com média final positiva e que tenham nota mínima de 7 valores em cada um dos elementos de avaliação.
O exame consiste na realização de uma única prova escrita.

Avaliação

i) O regime de Avaliação Contínua pressupõe a realização de duas provas escritas individuais, de uma ficha de leitura e de trabalhos de grupo. O peso na nota final do aluno das diversas provas será o seguinte:
- As provas escritas individuais serão ponderadas em 40%,
- A ficha de leitura, individual, terá um peso de 15%,
- O trabalho de grupo terá um peso de 45%.

Serão aprovados os alunos que, simultaneamente, tenham obtido:

 Média ponderada igual ou superior a 10 valores no conjunto dos elementos de avaliação exigidos.
 Nota igual ou superior a 7 valores em cada um dos elementos de avaliação realizados.
 A existência de nota média final positiva e classificação, numa das provas de avaliação, inferior a 7 valores, implica a realização de uma prova oral.

Bibliografia

COHN, Elchanan and Terry G. Geske (1990)The Economics of Education, 3.ª edição. Pergamon Press

BORJAS, George (2004) Labor Economics, McGraw-Hill, 3.ed

CABRITO, Belmiro Gil (2002). O Financiamento do Ensino Superior em Portugal. Lisboa: Educa.

CABRITO, Belmiro Gil, (2005), Economia da Educação, Texto Editora.

NEVES, J.C. (2011) Introdução à Economia, Verbo, 9ª ed. Lisboaa

OECD (vários anos), Education at a Glance, OCDE, Paris

SAMUELSON, P. A. & NORDHAUS, W. D. (2011). Economia, McGraw-Hill - 19ª Ed. Lisboa

Serão igualmente distribuídos textos de apoio ao longo das aulas

Equipa Docente