2024

Enzimologia

Nome: Enzimologia
Cód.: QUI12396L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Purificação, caracterização estrutural e funcional de enzimas. Modelos teóricos e experimentais. Aplicações em medicina, farmacologia, agronomia e controlo ambiental.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer e compreender informação teórica e experimental de enzimologia que inclua termos, conceitos, factores, princípios, leis, teorias, métodos e procedimentos que permitam estudar os enzimas e a sua interacção com o meio circundante.
2.Desenvolver o sentido crítico para equacionar novos problemas no domínio da enzimologia que levem à concepção de estratégias experimentais que venham a esclarecer o papel biológico de enzimas e sua eventual aplicação biomédica ou biotecnológica.
3. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações no domínio da enzimologia no que se refere à utilização de conceitos, leis, métodos, ética e deontologia bioquímica.
4. Executar rigorosamente, procedimentos experimentais que permitam caracterizar enzimas sob o ponto de vista estrutural e funcional, interpretar e discutir resultados e elaborar relatórios.
5. Capacitar para delinear em equipa e recorrendo a bases de dados, planos de trabalho laboratoriais que permitam ampliar o conhecimento sobre enzimas e suas aplicações biomédicas ou biotecnológicas, úteis para realizar comunicações científicas e em gestão laboratorial.

Conteúdos Programáticos


1.Actividade catalítica das proteínas e do RNA. Terminologia. Curvas de reacção, desvios à linearidade, v0, Eact, complexo activado.
2.Determinação contínua e descontínua de v0. Fases “burst” e “lag”. Interferências na determinação de v0.
3.Equação de Henri-Michaelis-Menten. Parâmetros Vmax e Km. Efeito da [E], T, pH, [I] [A], [S]. Dificuldades na obtensão experimental da hipérbole rectangular, determinação do km e Vmax, diferentes modelos gráficos.
4.Unidades. Actividade específica.
5.Mecanismos de reacção enzimática, reacção com dois ou três substratos, inibição enzimática. 6.Regulação da actividade enzimática. Modificações pós-tradução. Alosteria e cooperatividade, modelos matemáticos.
7.Extracção e purificação de enzimas, homogeneização, centrifugação, separação por solubilidade, solventes orgânicos, polímeros e cromatografia. 8.Caracterização físico-química de enzimas.

Métodos de Ensino

1. As aulas teóricas são plenárias estruturadas no método científico, onde a exposição dos assuntos e a pesquisa bibliográfica articulam-se gerando competências para compreender estratégias e aplicar metodologias que permitam esclarecer propriedades químicas, mecanismos reacionais, regulação enzimática e aplicações da enzimologia.
2. As aulas práticas laboratoriais decorrem em pequenos grupos que executam trabalhos práticos com base em protocolos previamente fornecidos, ou delineados pelos alunos a partir de informação adquirida com elaboração de relatório.
3. A tutoria compreende o contacto individual ou em pequenos grupos de alunos, onde a pesquisa, a leitura/compreensão de artigos científicos acompanhada pelo docente, contribuirá para a preparação de ensaios e elaboração de projetos. Avaliação: Componente teórica - contínua(30%), projecto (monografia/discussão)(30%); componente experimental (40%).

Bibliografia

Punekar, N.S. (2018) - ENZYMES: Catalysis, Kinetics and Mechanisms, 1st ed. Springer-Verlag, Singapore.
Okonotore, R.O. (2015) -Essentials of Enzymology, 1st, Xlibris, New York.
Eisenthal, R. e Danson, M.J. (2002)-Enzyme Assays, a practical approach, IRL Press, Oxford. Bisswanger, H (2011)- Practical Enzymology, Wiley-VCH Verlag GmbH, Weinheim. Scopes, R.K. (1993)-Protein purification, principles and pratice, Springer-Verlag, New York. Deutscher,M.P.(1990)-Guide to protein purification, in: methods in enzymology, vol 132, Academic Press, INC, London

Equipa Docente (2023/2024 )