2024

Bioquímica Microbiana

Nome: Bioquímica Microbiana
Cód.: QUI00350L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo geral desta disciplina é dotar o aluno de um conjunto de conhecimentos que lhe permitam aplicar conceitos de microbiologia e bioquímica a processos de conversão de biomassa tendo em vista a possibilidade de obtenção de compostos de valor acrescentado.


 


Competências


 


Domínio dos conhecimentos dos processos bioquímicos e biotecnológicos de conversão da biomassa.


Reconhecer as diferenças bioquímicas morfológicas e genéticas de microrganismos, conhecer as relações fundamentais relativas ao crescimento celular e ser capaz de avaliar as melhores condições de produtividade.


 

Conteúdos Programáticos

Introdução à Bioquímica microbiana. Aspectos gerais da utilização dos microrganismos. Compostos químicos, economicamente viáveis, obtidos a partir de culturas microbianas.


Microrganismos de interesse biotecnológico. Diferenças bioquímicas, morfológicas e genéticas. Nutrição e meios de cultura.


Princípios do metabolismo microbiano. Transporte celular de nutrientes. Estratégias metabólicas de obtenção de energia, poder redutor e carbono. Respiração e fermentação.


Fisiologia do crescimento celular. Cultura descontínua, contínua e semi-descontínua. Comparação dos diferentes tipos de cultura. Metabolitos primários e secundários.


Equação linear para o consumo do substrato. Constante de rendimento microbiano.


Estequiometria do crescimento microbiano e formação de produto.


Aplicações da conversão da biomassa. A conversão química da biomassa e o controlo da poluição ambiental. Obtenção de energia a partir da conversão da biomassa. Produção de alimentos transformados


Aplicações práticas: Esterilização de meios de cultura. Obtenção, selecção e conservação de microrganismos.Desenvolvimento de inóculos. Crescimento microbiano em culturas descontínuas: determinação experimental de taxas específicas de crescimento, taxas de utilização de substrato e rendimentos.Estudo de efeitos fisiológicos. Recuperação de produtos: separação e ruptura de células.


 


 

Métodos de Ensino

O ensino assenta em aulas teóricas, aulas práticas laboratoriais e orientações tutoriais. As aulas práticas laboratoriais funcionam de uma forma articulada e complementar às aulas teóricas, aplicando-se a matéria leccionada a situações práticas concretas. As orientações tutoriais servirão para apoio e acompanhamento científico-pedagógico dos alunos, nomeadamente na execução de um trabalho complementar integrador proposto.O ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelos docentes e notas colhidas pelos alunos quer durante as aulas quer na pesquisa realizada individualmente. As aulas teóricas serão apoiadas por técnicas audiovisuais e algum software apropriado à simulação de conceitos aplicados. As aulas laboratoriais funcionam em articulação e em complementaridade com as aulas teóricas, recorrendo ao planeamento e execução de trabalho laboratorial que concretize exemplos práticos dos conteúdos. Horas de contacto: 60 horas com a seguinte distribuição: 26 T, 33 PL, 3 OT


Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina consiste nas componentes teórica e laboratorial. Assim, de acordo com o regulamento escolar interno, a frequência das aulas teóricas é facultativa e a presença dos alunos nas aulas laboratoriais é obrigatória. A componente prática da disciplina é avaliada de uma forma contínua com base nos trabalhos laboratoriais. A componente teórica é avaliada em duas modalidades optativas: a frequência e o exame final. A avaliação da componente teórica da disciplina será efectuada através de testes ou exames escritos com base na escala numérica de zero a vinte valores. A avaliação da componente laboratorial será feita com base na assiduidade e desempenho nas aulas laboratoriais, elaboração de relatórios e discussão oral dos trabalhos. À semelhança da componente teórica, a avaliação desta componente será feita com base numa escala de zero a vinte valores. Os alunos ficarão aprovados na disciplina se obtiverem classificação positiva nas duas componentes da disciplina. A classificação final da disciplina deverá ser calculada pela média ponderada da nota da componente teórica (0,6 %) e da nota da componente laboratorial (0,4 %).


Bibliografia

Biotecnologia Fundamentos e Aplicações, Cordenação Nelson Lima e Manuel Mota, Lidel, Lisboa, 2003


Stanbury P.F.and Whitaker, A. “Principles of Fermentation Technology”. Pergamon Press Oxford, 1984.


Jackson, A. T. “Process Engineering in Biotechnology”, Open University Press, Milton Keynes, 1997.


Wayman, M. and Jones, M. C. K. “Biotechnology of Biomass Conversion”, Open University Press, Milton Keynes, 1997.


Doran, Pauline M. “Bioprocess engineering principles”. Academic Press. London. 2000


Bailey, J. E. and Ollis, D. F. (1990) “Biochemical EngineeringFundamentals” ,3rd edition Mcgraw Hill International


Shuler, M. L. & Kargi “Bioprocess Engineering” Prentice Hall PTR, 2002.


Quintas A.; Freire, A. P.; Halpern, M. J. “Bioquímica - Organização Molecular da Vida” , Edições Lidel, Lisboa, 2008.


Voet, D., Voet, J. G & Pratt, C.W. “Fundamentals Of Biochemistry”, 2nd Ed., John Wiley & Sons, Inc., New York, 2005.