2024

Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação

Nome: Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação
Cód.: PED02475L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos 
Resultados de aprendizagem
1. É capaz de sustentar uma visão atualizada, crítica e fundamentada face ao papel das TIC  no campo da educação e da formação.
2. É capaz de usar a tecnologia para apoiar processos de educação e formação, através da concepção, elaboração e desenvolvimento de actividades e projectos com recurso a ferramentas e aplicações apropriadas.
Competências
3. Seleciona e usa as ferramentas adequadas para apoiar processos de escrita académica, organização, produtividade e gestão de projectos em actividades de natureza educativa.
4.Produz, edita e usa apresentações vídeo e multimédia, de acordo com os princípios de uma correta utilização em contexto educativo.

Conteúdos Programáticos

1) Fundamentos para o uso das Tecnologias: conceitos operatórios e justificações para usar a tecnologia em educação e formação profissional.
2)Metodologias de trabalho educativo com recurso às TIC: método de projecto (PBL), trabalho colaborativo, trabalho independente e autónomo, resolução de problemas e metodologia de inquérito.
3) Instrumentos de planeamento: planos e roteiros de atividades e de exploração de software educativo.
4) Ferramentas de trabalho educativo: organização e produtividade, criação multimédia, aplicações Web 2.0 e plataformas digitais.
5) Ferramentas e ambientes de avaliação da aprendizagem dos alunos (portfolios digitais, Socrative, Kahoot).
6) Segurança, ética e proteção das crianças e jovens no uso das TIC.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular irá proporcionar contextos de aprendizagem de natureza teórico-prática com recurso a uma combinação de diferentes metodologias.
A metodologia 1 - Análise e discussão de documentos escritos e audiovisuais.
A metodologia 2 - Construção colaborativa de projetos e produtos multimédia (vídeo digital).
A metodologia 3 - Criação de catálogo multimédia de RED
A avaliação da unidade curricular assenta no regime de Avaliação Contínua.
CF= Trabalho Individual (TI) + Trabalho em grupo (TG). A classificação final será (TI+TG)/2.
O regime de exame será concretizado com uma prova escrita com componente teórica (P1) e componente prática (P2). Classificação final: CF= P1*0,6+P2*0,4.

Avaliação

Avaliação visa a demonstração de competências teóricas e práticas adquiridas, quer através do estudo, análise e discussão de textos quer através da exploração e uso das ferramentas e aplicações educativas, através de diferentes trabalhos e momentos: P- Portfolio (50 %); PM – Projeto TIC, incluindo página web, vídeo e apresentação dos projetos (50%).  

Bibliografia

AVVA (2001). Redes de aprendizagem, redes de conhecimento. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação. CNE – Conselho Nacional de Educação.
Carvalho, A.A. A. ( 2012) Aprender na Era Digital . de Facto Editores.
Hughes J. (2014). TACCLE2 - Atividades com tecnologias para a área das Humanidades. Propostas para tornar o ensino e a aprendizagem mais estimulantes.
Hughes, J. (2009). TACCLE1 - Apoio a professores para a criação de conteúdos em ambientes de aprendizagem. Manual de e-learning para professores.
Miranda, G. (2009). Ensino online e aprendizagem multimédia. Lisboa: Relógio d’Água.
Ramos, J. L. (2017). Tablets no Ensino e na Aprendizagem. A sala de aula Gulbenkian: entender o presente, preparar o futuro. Fundação Calouste Gulbenkian.
Roblyer, M. D., Edwards, J. & Havriluk, D. (1997). Integrating educational technology into teaching. New Jersey: Prentice-Hall, Inc.
UNESCO (2014). O futuro da aprendizagem móvel. Tradução em língua portugues