2024

Técnicas de Campo em Geociências

Nome: Técnicas de Campo em Geociências
Cód.: GEO13332L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Nesta formação os alunos desenvolvem competências para observação, recolha de dados e interpretação da informação geológica que está disponível em afloramentos e que serve de mapa à construção de mapas geológicos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem dois objectivos principais, distintos mas profundamente relacionados. Por um lado, pretende que os alunos adquiram um conjunto de competências que lhes permita interpretar e representar afloramentos de diferentes ambientes geológicos e, por outro, consigam elaborar e interpretar cartas geológicas. Esta experiência é fundamental para qualquer geólogo, independentemente da sua especialidade, sendo indispensáveis em qualquer estudo de âmbito regional. A experiência adquirida com os trabalhos de campo nesta disciplina será ainda fundamental na generalidade das restantes disciplinas de geologia do curso.
O facto de vários dos mapas geológicos a analisar serem de exemplos concretos de Portugal, permitirá que os alunos adquiram ainda algumas competências na geologia de Portugal.
Para além das competências directamente ligadas com a geologia, pretende-se que os alunos adquiram competências de trabalho em grupo bem como experiência na recolha de informação geológica.

Conteúdos Programáticos

Aplicação de técnicas de registo de dados geológicos de campo: utilização da bússola de geólogo, realização de esquemas geológicos (e.g.cortes e plantas) e localização por cartas topográficas, fotografia aérea ou GPS.
Aplicação a situações reais de campo dos princípios básicos da Geologia.
Descrição e análise de sequências lito-estratigráficas e de estruturas geológicas (e.g.monoclinais, dobras, falhas e veios).
Utilização dos conhecimentos anteriores na execução de cartas geológicas: diferentes tipos de unidades a representar nos mapas (e.g. unidade, grupo, formação, membro e camada) e critérios para a definição de limites geológicos.
Compreensão dos diferentes tipos de padrões cartográficos e dos seus contactos (e.g.contactos estratigráficos, lacunas, discordâncias, contactos intrusivos e falhas).
Análise de mapas geológicos representativos de ambientes: sedimentares, ígneos (intrusivos e vulcânicos) e metamórficos. De preferência serão utilizados mapas reais de Portugal.

Métodos de Ensino

As noções fundamentais para os trabalhos práticos de campo ou de análise de mapas geológicos serão dadas nas teóricas. O domínio das técnicas básicas de Geologia de campo será adquirido em 6 saídas de campo representativas dos vários ambientes geológicos. Em cada saída os alunos irão trabalhar individualmente na recolha de informação geológica, mas também em grupos na elaboração de pequenos levantamentos de campo. A análise de mapas geológicos em aulas práticas laboratoriais, recorrendo preferencialmente a mapas geológicos reais de Portugal, o que permite os alunos irem-se familiarizando com a geologia de Portugal.
A avaliação consta de: 2 exames individual de campo (20+20%=40% nota final), relatório em grupo e discussão do mapa geológico elaborado (20% nota final) e teste para análise de mapas geológicos (40% nota final). Em alternativa: Exame de campo final individual (40% nota final), relatório de grupo (20% nota final) e teste para analise de mapas (40% nota final).

Bibliografia

Coe, A.L., Argyles, T., Rothery, D., Spicer, R., (2010) - Geological Field Techniques. Wiley Blackwell; ISBN: 1444330624; 336 pp.
Compton, Robert R. (1985) - Geology in the Field. John Wiley & Sons, New York - ISBN: 0-471-84324-5 - 398 p.
Maltan, Alex (1990) - Geological Maps, An Introduction. Open University Press, UK. ISBN: 0-335-15215-5. 184 p.
McGeary, D. & Plummer, C. (1998) - Earth Revealed. Third edition. WCB/McGraw-Hill. 542 p.

Equipa Docente (2023/2024 )