2024

Pedologia

Nome: Pedologia
Cód.: GEO13327L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências do Solo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar conhecimentos fundamentais sobre o solo como recurso indispensável para a agricultura e os ecossistemas agrícolas. Os alunos devem conseguir compreender, interpretar, descrever e transmitir, em linguagem técnica adequada, informação de âmbito geral sobre o solo, nomeadamente, sobre as suas funções, constituintes e propriedades fundamentais. Devem saber estabelecer relações de causa-efeito relacionados com o uso agrícola do solo em geral e com a produção vegetal em particular. Espera-se ainda que consigam distinguir entre as principais unidades taxonómicas da Classificação dos Solos de Portugal e das correspondentes unidades da WRBSR, ler e interpretar cartografia de solos, bem como os parâmetros morfológicos e analíticos mais comuns para a caracterização de um solo e descrever os principais processos de degradação do solo associados a usos agrícolas genéricos.

Conteúdos Programáticos

Solo: funções e enquadramento no espaço e no tempo. Perfil, horizontes e materiais do solo. Materiais originários do solo, principais tipos de rochas e meteorização. Constituintes do solo. Propriedades químicas. Propriedades físicas. Classificações de solos. Cartografia e sistemas de informação de solos. Tipos de degradação do solo e uso sustentado do solo.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas alternando a componente expositiva com a realização de exercícios de aplicação de diferentes tipologias, nomeadamente, trabalhos laboratoriais, documentais, resolução de problemas e pequenos questionários. Embora alguns trabalhos possam ser realizados em grupo, a maioria das actividades práticas são individuais e implicam a realização de relatórios fora do período das aulas, com entrega através da plataforma moodle em prazos predefinidos. O conjunto de relatórios e questionários realizados ao longo do semestre, constitui a componente de avaliação contínua.
A aprovação na unidade curricular requer a aprovação em provas escritas obrigatórias, que incidem sobre a totalidade do programa (conjunto de testes parciais ou exame final). Para a nota final contribui a nota do exame final (ou a média dos testes) e a nota da avaliação contínua.

Bibliografia

ALEXANDRE, C. 2007b. Exercícios práticos e complementos teóricos para Pedologia. Departamento de Geociências. Universidade de Évora.
BRADY, N. C, WEIL, & RAY, R. 2003. Elements of the Nature and Properties of Soils. Prentice Hall.
CARDOSO, J. CARVALHO. 1974. A Classificação dos Solos de Portugal - nova versão. Boletim de Solos nº 17, p.14-46. SROA. Sec. Est. Agricultura. Lisboa.
COSTA, J. BOTELHO da. 1973. Caracterização e Constituição do Solo. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
FAO. 2006. World Reference Base for Soil Resources 2006. A framework for international classification, correlation and communication. IUSS-ISRIC-FAO. World Soil Resources Reports 103. Rome.
PORTA, J., LÓPEZ-ACEVEDO M. & ROQUERO, C. 1999. Edafologia para la agricultura y el médio ambiente (2ª ed.). Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.
PORTA, J., LÓPEZ-ACEVEDO, M. & POCH, R. M. 2008. Introducción à la Edafologia. Uso e protección del suelo. Ediciones M