2024

Biotecnologia das Plantas

Nome: Biotecnologia das Plantas
Cód.: FIT13557L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agronomia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos devem conseguir dominar as técnicas mais elementares utilizadas na cultura in vitro de tecidos vegetais.
Devem conhecer e saber como aplicar técnicas de transformação genética de células vegetais.
Devem formar uma opinião pessoal sobre os OGMs e ser capazes de discutir sobre o assunto e defender a sua opinião.
Devem saber o que são marcadores moleculares e compreender as suas potencialidades de utilização em Biotecnologia Vegetal e Melhoramento de Plantas.

Conteúdos Programáticos

-Biotecnologia Vegetal: Definição, objectivos e conceitos teóricos básicos.
-Infra-estruturas laboratoriais e equipamentos: Especificidades de um laboratório de biotecnologia vegetal; Principais equipamentos e sua utilização.
-As Técnicas de cultura in vitro: Micropropagação; Haploidização; Embriogénese somática; Cultura de células em suspensão; Cultura de protoplastos.
-Transformação genética: Organismos Geneticamente Modificados; A noção de organismo geneticamente modificado; Métodos de transferência de genes; Processos de selecção das plantas transformadas; Estabilidade do gene transferido; Dilemas éticos associados à produção de transgénicos.
-Marcadores genéticos e marcadores moleculares: Tipos de marcadores e sua utilização; O caso particular dos marcadores de ADN

Métodos de Ensino

Ensino:
A componente teórica é ministrada em sala de aula com recursos multimédia e toda a documentação é disponibilizada na plataforma Moodle. A componente prática é lecionada em laboratório e os alunos farão a instalação e acompanhamento de uma cultura in vitro, a extração e quantificação de ADN vegetal e a amplificação em PCR de fragmentos de ADN obtidos pela utilização de marcadores aleatórios.
Avaliação:
A avaliação é feita por testes escritos, tanto para a componente teórica como para a prática. Os alunos podem optar por um sistema de avaliação continua ou pela realização de exame final. Na avaliação contínua serão realizados 2 testes escritos durante o semestre. O exame final será realizado pelos alunos que optem por este regime ou por aqueles que tendo iniciado o processo de avaliação continua, dele pretendam desistir. Os alunos que não consigam obter aprovação em qualquer dos regimes de época normal, têm a possibilidade de fazer a UC em exame de recurso.

Bibliografia

Canhoto, J.M. (2010) - Biotecnologia Vegetal: Da Clonagem de Plantas à Transformação Genética. edição: Imprensa da Universidade de Coimbra, novembro de 2010 ‧ isbn: 9789892600659

Videira, A. et al (2001) – Engenharia Genética – princípios e aplicações. Lidel, Lisboa.

Chawla H. S. (2000) Introduction to Plant Biotechnology, 2ª Ed. Science Publishers Inc., Plymouth, UK