2023

Física Geral

Nome: Física Geral
Cód.: FIS02670L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Física

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Introduzir os princípios e leis fundamentais da mecânica clássica e da termodinâmica;
Extrapolar esses conceitos para a compreensão de situações onde assumem um importante papel na interação com o planeta;
Desenvolver competências para analisar, equacionar e resolver problemas que envolvem a compreensão dos conceitos físicos estudados e a aplicação de algoritmos matemáticos simples;
Estimular o desenvolvimento de atitudes de responsabilidade, autonomia na construção do conhecimento;Introduzir e Introduzir e aplicar métodos e técnicas que envolvam trabalho experimental fundamental aos níveis de: medição, tratamento de dados e interpretação de resultados.

Conteúdos Programáticos

Capítulo 1. A Física como ciência e Revisão de conceitos físicos-matemáticos fundamentais;
Capítulo 2. Espaço e Tempo - movimento da partícula;
Capítulo 3. Dinâmica da partícula;
Capítulo 4. Trabalho e Energia;
Capítulo 5. Dinâmica dos sistemas de partículas;
Capítulo 6. Estática;
Capítulo 7. Deformação e elasticidade;
Capítulo 8. Fluidos;
Capítulo 9. Termodinâmica;
Capítulo 10. Transferência de Calor e Massa.

Métodos de Ensino

O ensino está estruturado por meio de aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais, onde a componente conceptual e de aplicação surjam integradas.
Nas aulas teóricas, são apresentados os conteúdos do programa e feitas algumas aplicações desses conteúdos; nas aulas Teórico-Práticas, que funcionam em articulação com as teóricas, são resolvidos problemas previamente propostos; nas aulas práticas laboratoriais o estudante familiariza-se com o trabalho experimental através da realização de experiências que ilustram ou ajudam a compreensão de alguns tópicos do programa.
A avaliação teórica (75%) pode ser feita ou mediante a realização de duas frequências ou mediante um exame final. No caso de não ter obtido aprovação numa das modalidades referidas há ainda a possibilidade realizar um exame na época de recurso.
A avaliação prática (25%) incide sobre os módulos laboratoriais propostos.
A classificação final será a média ponderada das classificações das 2 componentes.

Avaliação

O regime de avaliação a que os estudantes vão estar sujeitos será optativo entre  avaliação contínua ou exame final, não tendo o estudante que informar por qual deles pretende optar (Arto 13, no 8 do REI).


Em qualquer dos casos inclui três componentes:


a)  T- teórica /teórico-prática (75%);


b)  PL- prática laboratorial (*)(25%).


(*) A frequência das aulas práticas pressupõe a presença do estudante a um mínimo de 2/3 das  aulas práticas (provada pelo preenchimento da folha de presença); caso contrário é imediatamente reprovado por faltas.


 


1) Avaliação contínua


No regime de avaliação contínua a componente teórica (T) é feita  mediante a realização de três frequências (uma em Outubro, outra em Novembro e a última em Dezembro). O aproveitamento através do regime de avaliação contínua implica obter nota superior a 6.5 valores em qualquer das frequências. A classificação final da componente teórica é obtida pela média aritmética das notas das duas frequências, com valor mínimo de 9.0 valores;  a avaliação prática incide sobre os módulos laboratoriaispropostos.  A classificação final (NF) é obtida pela fórmula:


NF=0.75*T+0.25*PL (com T>=9.0)


 


2) Avaliação por exame final (época normal e recurso)


No regime de avaliação por exame a componente teórica é feita  mediante a realização de um exame no final do semestre. A nota final da componente teórica é a classificação obtida no exame, com valor mínimo de 9.0 valores. No caso do estudante  não  ter obtido aprovação na na componente teórica em nenhuma das modalidades anteriores, há ainda a possibilidade realizar um exame na época de recurso. A classificação final (NF) é obtida pela fórmula:


NF=0.75*T+0.25*PL (com T>=9.0)


 

Bibliografia

Serway, R. A., Jewett, J. W. (2013). Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics (9th
edition.). Boston: Brooks/Cole Cengage Learning.
Tipler, P. (1994). Física para cientistas e engenheiros. Rio de Janeiro:Editora Guanabara.
Tipler, P. A., Mosca, G. (2007). Physics for Scientists and Engineers Extended Version (Enlarged 6th edition.).
New York: W. H. Freeman.
Haliday, D., Resnick, R., Walker, J. (2003). Fundamentos de Física (6ª Edição). S. Paulo:Livros Técnicos e Científicos Editora.
Sears, Zemansky. (2013) Física Universitária (13ª ed.). México: Pearson.
Sears, Zemansky, Young. (1985). Física : Mecânica da Partícula e dos Corpos rígidos (2ª Edição). São Paulo: Livros Técnicos e Científicos Editora.
Sears, Zemansky, Young. (1985). Física: Mecânica dos fluídos, Calor, Movimento Ondulatório (2ª Edição). São Paulo: Livros Técnicos e Científicos Editora.

Notas diversas a disponibilizar pelo docente no Moodle da unidade.