2024

Recursos Hídricos e Regadio

Nome: Recursos Hídricos e Regadio
Cód.: ERU00563L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Rural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta unidade curricular tem como objetivo abordar a utilização dos recursos hídricos numa agricultura de regadio sustentável, só possível com um bom conhecimento sobre as necessidades de rega das culturas e as características de funcionamento dos diferentes sistemas de rega.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular é o de abordar dois temas complementares: os Recursos Hídricos e o Regadio, introduzindo conceitos, fazendo a ponte entre os recursos hídricos e a sua utilização na Agricultura. Dar aos alunos competências para avaliar e gerir os sistemas de rega ao nível da empresa agrícola.
Pretende-se que os alunos adquiram competências na: i) gestão de recursos hídricos a utilizar na Agricultura; ii) determinação das necessidades de rega e elaboração de programas de rega; iii) escolha de sistemas de rega a utilizar em diferentes situações; iv) gestão desses sistemas de rega em função das características da cultura e do solo; e v) conhecimento sobre os problemas ambientais e de conservação de recursos que estão associados à Agricultura de Regadio.

Conteúdos Programáticos

Planeamento e Gestão dos recursos hídricos. As bacias hidrográficas. O Regadio e as caraterísticas mediterrâneas de Portugal. Gestão
da Rega e dos Perímetros de Rega. O balanço hídrico do solo e das culturas. Necessidades hídricas e necessidades de rega das
culturas. Situações de abundância e situações de deficit: gestão da rega e gestão dos recursos hídricos. Métodos e Sistemas de rega.
Avaliação e classificação. Sistemas de Rega por Aspersão. Sistemas de Rega Localizada. Sistemas de Rega de Superfície. Drenagem Agrícola, efeito do excesso de água sobre as culturas, sistemas de drenagem. Elementos de conservação do solo e da água em regadio. Salinidade e qualidade da água de rega.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas. Realização de trabalhos práticos, individuais e de grupo realizados ao longo do semestre. Avaliação ao abrigo do nº 9 do artº 102º do RAUE. Avaliação dividida em duas componentes: a) uma componente de avaliação continua obrigatória (50% da nota final) realizada ao longo do semestre e baseada nos trabalhos práticos realizados pelo aluno (3-4 trabalhos, sendo que cada trabalho prático terá um relatório escrito (1/3 da nota) e um teste individual (2/3 da nota)); b) um teste escrito final no fim do semestre (50% da nota final).

Avaliação

A avaliação é mista com uma componente de avaliação continua e um exame final. A avaliação contínua será feita com basem em 4 trabalhos práticos, realizados de preferência em grupo de dois ou três alunos. O docente fornecerá a cada grupo o enunciado do trabalho prático e o conjunto dos respetivos dados de base. Os alunos realizarão o trabalho utilizando o seu tempo disponível, entregando o respetivo relatório em duas semanas. Na aula da data limite de entrega de cada relatório, os alunos responderão por escrito a um pequeno questionário, incidindo sobre os procedimentos do trabalho prático, tendente a averiguar da fundamentação (teórica e ligação teoria – prática) da compreensão da matéria por parte do aluno e da sua capacitação para a realização autónoma de trabalhos semelhantes. Cada trabalho prático terá assim uma nota referente ao relatório apresentado, com um peso 1, e uma nota referente ao questionário, com um peso 2. A nota final de cada trabalho prático será a média ponderada das duas notas anteriores, tendo em conta o peso de cada uma das componentes. O resultado da avaliação contínua será a média aritmética simples das notas dos 4 trabalhos práticos.


            A avaliação contínua descrita no parágrafo anterior é completada obrigatoriamente com um exame escrito sobre toda a matéria. O docente pode autorizar um aluno que tenha nota negativa na avaliação contínua a, antecedendo o exame de recurso, melhorar um dos TP, com o objetivo de tornar a média positiva. Só serão admitidos a exame os alunos que tenham média positiva na avaliação contínua. O resultado final do aproveitamento na disciplina será a média aritmética simples da avaliação continua e do exame teórico, não podendo o aluno ter nota negativa em nenhuma das componentes da avaliação.


De acordo com as regras impostas pelo despacho nº 12/2012/ECT e respetiva adenda, os alunos têm de ter uma frequência às aulas no mínimo de 50% se estiverem inscritos pela primeira vez e de 40% se forem repetentes, excetuando os alunos repetentes que no ano anterior tenham cumprido as regras de frequência às aulas, em cujo caso não existe uma frequência mínima.

Bibliografia

Oliveira, I. (2011) Técnicas de Regadio. Vol. II. Edição do autor.
Pereira, L.S. (2004) Necessidades de Água e Métodos de Rega. Publicações Europa-América.
Pizarro, F. (1996) Riegos localizados de alta frecuencia: goteo, microaspersión, exudación. Madrid, Ediciones Mundi - Prensa.
Raposo, J.R. (1994) A rega localizada. Lisboa, Edições Correio Agrícola.
Raposo, J.R. (1997) A rega. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Tarjuelo, J.M.B. (2005) El riego por aspersión y su tecnología. Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.

Equipa Docente (2023/2024 )