2024

Anatomia e Fisiologia I

Nome: Anatomia e Fisiologia I
Cód.: ENF13742I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC visa contribuir para o desenvolvimento de competências na análise dos conceitos de organização do corpo, dos processos de natureza descritiva e compreensiva da anatomia e da fisiologia humana e os conteúdos necessário para a compreensão dos processos de regulação e manutenção.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
- Analisar os conceitos explicativos da organização do corpo humano
- Analisar processos de síntese e reparação tecidular
- Analisar elementos da anatomia e fisiologia humana.

Competências
- Compreende os processos de síntese e reparação tecidular;
- Aplica conceitos de organização do corpo humano;
- Descreve a anatomia do esqueleto humano;
- Explicita a miologia humana;
- Aplica os princípios da anatomia humana passiva e ativa na compreensão da anatomia funcional;
- Aplica os princípios da anatomia humana passiva e ativa na compreensão da anatomia funcional;
- Compreende sistemas de regulação e manutenção.

Conteúdos Programáticos

Módulo I – Organização do organismo Humano
Anatomia topográfica.
Citologia.
Histologia.
Sistema tegumentar.
Módulo II – Osteologia e artrologia
Esqueleto axial e apendicular;
Artrologia: classificação e elementos articulares.
Módulo III – Miologia, anatomia funcional e de superfície
Miologia da cabeça;
Miologia do pescoço;
Miologia do dorso;
Miologia do tórax;
Miologia do abdómen;
Miologia do membro superior;
Miologia do membro inferior;
Anatomia funcional da coluna vertebral;
Anatomia funcional do tórax;
Anatomia funcional do membro superior;
Anatomia funcional do membro inferior;
Referências ósseas, musculares e cutâneas da cabeça, pescoço, tronco e membros;
Postura e marcha.
Módulo IV – Sistemas de Regulação e Manutenção
Tecido sanguíneo
Sistema linfático.
Sistema circulatório
Sistema respiratório.

Métodos de Ensino

As metodologias visam produzir aprendizagens e tornar os estudantes mais autónomos nos processos formativos. Associam-se estratégias de transmissão de conteúdos com discussão e análise de temas propostos, articulando o conhecimento da anatomofisiologia com a utilidade clinica e conceptual em enfermagem. Estratégias convergentes com o desenvolvimento de competências incluem produção de textos, revisões teóricas, apresentações em sala de aula e debates. A orientação dos estudantes é centrada na análise das situações problema propostas pelos estudantes. Competências de escrita e oralidade são desenvolvidas paralelamente com a aquisição de conhecimentos.
A avaliação é contínua, realizada em duas provas individuais. A classificação final é a média aritmética dos resultados obtidos. Os estudantes podem optar por avaliação final, realizada por exame final.

Bibliografia

Drake, R. L., Vogl, A. W., & Mitchell, A. W. M. (2015). Gray's anatomia clínica para estudantes (3ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Humberto Machado (Coord.). (2018). Fisiologia Clinica. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.
Moore, K. L., Dalley, A. F., & Agur, A. M. R. (2018). Anatomia orientada para a clinica (8 ed.). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA.
Netter, F. H. (2014). Atlas de Anatomia Humana (4 ed.). São Paulo: Elsevier.
Pina, J. A. E. (2007). Anatomia Humana do coração e vasos. Lisboa: Lidel.
Pina, J. A. E. (2017a). Anatomia Humana da Locomoção (5 ed.). Lisboa: Lidel.
Pina, J. A. E. (2017b). Anatomia Humana dos Orgãos (2ª ed.). Lisboa: Lidel.
Seeley, R. R., Stephens, T. D., & Tate, P. (2011). Anatomia e Fisiologia (8ª ed.). Loures: Lusodidacta.
Rouviére, H., & Delmas, A. (2006). Anatomia humana descriptiva, topográfica e funcional (11ª ed. Vol. I, II, III). Barcelona: Masson SA.