2024

Saúde Pública

Nome: Saúde Pública
Cód.: CMS13366L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC contribui para os ODS com os seguintes temas: determinantes sociais da saúde e desigualdades em saúde, vigilância epidemiológica; literacia em saúde e cidadania em saúde.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
Compreender as dinâmicas atuais saúde pública em Portugal
Desenvolver competências de operacionalização analítica da vigilância epidemiológica, ambiental, entomológica e indicadores de saúde
Adquirir bases de reflexão teórica sobre o Plano Nacional de Saúde e programa nacionais de controlo das doenças
Adquirir bases de reflexão teórica sobre os determinantes da saúde e desigualdades em saúde
Compreender a importância da Literacia em saúde para a promoção da cidadania em saúde
Competências
Descreve e explica detalhadamente a organização dos serviços de saúde pública
Caracteriza a vigilância epidemiológica, ambiental e entomológica
Identifica e explica os principais Indicadores de saúde
Descreve detalhadamente os determinantes da saúde
Descreve os principais fatores subjacentes as desigualdades em saúde
Explica a importância da literacia em saúde na promoção da cidadania em saúde
Desenvolve a autoaprendizagem mediante a leitura a análise de textos cientificos

Conteúdos Programáticos

1. A Saúde pública: História, âmbito e métodos
2. A Saúde pública em Portugal. O Serviço Nacional de Saúde
3. Organização dos serviços de saúde pública
A Lei de Saúde Pública
4. Vigilância epidemiológica, ambiental e entomológica
5. Indicadores de saúde
6. Saúde pública e planeamento em saúde
Plano Nacional de Saúde
Exemplos de Programas Nacionais (doenças transmissíveis e doenças crónicas não transmissíveis)
7. Os determinantes da saúde e as desigualdades em saúde
8. Literacia em saúde

Métodos de Ensino

As metodologias de lecionação centram-se na aula magistral e sessões de debate orientadas/moderadas pelo professor.
Para além da apresentação, em aula magistral, dos temas programáticos pelo docente, as sessões letivas contam também com a participação ativa dos estudantes. Os materiais bibliográficos previamente distribuídos ou a pesquisar em autoestudo, contribuirão para dinamizar as sessões e para a aquisição de competências por parte dos estudantes
As horas de orientação tutorial serão geridas presencialmente ou à distância, individualmente ou em grupo, no sentido de facilitar o processo de desenvolvimento e consolidação de competências dos estudantes.
A avaliação será contínua e contemplará a participação ativa do estudante nas diversas atividades propostas. Para os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua prevê-se a realização de dois momentos de avaliação (50%+50%).
Os estudantes que não obtiverem nota igual ou superior a 10 valores, ficam sujeitos a exame.

Bibliografia

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Abroms, L.C. (2019). Public Health in the Era of Social Media. American Journal of Public Health. 109:130-131. https://doi.org/10.2105/AJPH.2018.304947
Campos, A.C. (2017) Percursos Marcantes da Saúde. Coimbra: Ed Almedina ISBN:9789724071978
DiClemente, R., Nowara A., Shelton R. & Wingood RC (2019).Need for Innovation in Public Health Research. American Journal of Public. Health 109 (2):117-120.https://doi.org/10.2105/AJPH.2018.304876
Graça, L. (2015). História e memória da saúde pública.Revista Portuguesa de Saúde Pública. 33(2):125-127 DOI: 10.1016/j.rpsp.2015.11.001
Logan, R.A., Siegel, E.R. (2017). Health Literacy. New Directions in Research, Theory and Practice Ed. IOS Press. ISBN print 978-1-61499-789-4;ISBN online 978-1-61499-790-0.

Equipa Docente (2022/2023 )