2024

Biomonitorização Humana

Nome: Biomonitorização Humana
Cód.: BIO13895L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta unidade optativa para o terceiro ano de Biologia Humana, pretende dotar os alunos de conhecimentos fundamentais a profissionais da área de Ciências Biológicas, por meio da criação, dado o actual curso de eventos, de uma forte identificação pessoal e colectiva com a área disciplinar em apreço.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No términus da unidade curricular o discente será capaz de:
Definir as principais fontes de agentes biológicos, químicos e físicos presentes na água, no ar, no solo e nos alimentos.
Identificar os principais perigos ambientais, históricos e presentes, para a saúde e descrever as várias abordagens na identificação e estudo destes perigos.
Compreender as vias de exposição a químicos e a agentes patogénicos, os mecanismos de toxicidade e a associação a impactos na saúde humana.
Compreender os métodos de aquisição, validade e aplicação dos dados obtidos na biomonitorização humana.
Descrever o papel dos paradigmas da Avaliação de Risco, Gestão de Risco e Comunicação de Risco na prevenção, deteção, gestão, controlo e remoção de agentes perigosos presentes em ambientes humanos.
Compreender o enquadramento regulamentar e as políticas utilizadas a nível nacional e internacional no controlo de agentes ambientais com influência na Saúde Humana.

Conteúdos Programáticos

Introdução à Saúde Ambiental e à Biomonitorização Humana.
Panorâmica dos fatores ambientais biológicos, químicos e físicos.
Vias de Exposição.
Exposição e Saúde/Doença.
Concentração-Efeito-Dose-Resposta.
Toxicologia e Doença Ambiental.
Poluição do Ar.
- Caso de Estudo: Exposição a produtos da combustão de gasóleo.
Ambiente Edificado.
- Caso de Estudo: Poluição Interior (fungos, químicos) e risco para a Saúde.
Poluição da Água.
- Caso de Estudo: Fármacos, Disruptores Endócrinos (EDCs) e Nanomateriais no meio aquático.
Resíduos Perigosos.
- Caso de Estudo: Lixo eletrónico.
Mudança Climática e Saúde Global
- Caso de Estudo: Zoonoses – transferência de agentes microbiológicos de animais para humanos.
Segurança Alimentar.
- Caso de Estudo: Mercúrio em bens alimentares (e.g. peixe e marisco).
Biomarcadores: utilidade, classificações e aplicações.
Oes, Tipos,
Avaliação de Risco e Gestão de Risco.
O conceito de “One Health” e o “Modelo Ecológico” em Saúde Humana.

Métodos de Ensino

O ensino dos conteúdos teóricos é feito através de exposição oral centralizada numa forte base de interação com os discentes, complementada com métodos audiovisuais (PPT, vídeo, modelos computacionais) e a introdução de artigos científicos que apresentarão casos de estudo.
As aulas teórico-práticas preconizam que os alunos apresentem artigos científicos ilustrativos do estado da arte. Estes artigos serão preparados de antemão por toda a turma, mas apresentados por um grupo pré-seleccionado, que deverá estimular discussão em seu torno (moderada pelo docente).
Avaliação de conhecimentos (15 valores - 75%) - média de dois testes ou exame final.
Avaliação da preparação de um caso de estudo específico, da dinamização do debate e das perguntas formuladas aos restantes elementos da turma (4 valores - 20 % - A não realização desta tarefa implica reprovação na unidade curricular).
Avaliação da pré-preparação dos casos de estudo e resposta às perguntas sobre eles formuladas (1 valor- 5%).

Bibliografia

Kishi, R., Grandjean, P. (2020). Health Impacts of Developmental Exposure to Environmental Chemicals, 1st Ed. Springer.
Friis, R.H. (2019). Essentials of Environmental Health, 3rd Ed. Jones & Bartlett.
Arezes, P.M., et al. (2019). Occupational and Environmental Safety and Health, 1st Ed. Springer.
Gupta, R.C. (2019). Biomarkers in Toxicology, 2nd Ed. Academic Press.
Knudsen, L.E. Merlo, D.F. (2011). Biomarkers and Human Biomonitoring (vol 1&2), Royal Society of Chemistry.

Equipa Docente (2023/2024 )