2024

Cultura Clássica

Nome: Cultura Clássica
Cód.: LLT02440L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Nesta disciplina estudam-se autores e obras da Literatura grega e latina, de forma a compreender as distintas formas de apreensão da realidade histórica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Dominar conhecimentos respeitantes ao pensamento grego e romano.


2. Conhecer, analisar e avaliar os textos propostos, tendo em conta os respectivos contextos de produção.


3. Reconhecer e problematizar os textos propostos como fontes históricas.


4. Reconhecer elementos culturais das civilizações grega e romana e reconhecer a sua influência em diferentes domínios da civilização ocidental.


5. Identificar tópicos e influências clássicas na cultura europeia.


6. Emitir opiniões e críticas próprias sobre os temas apresentados.

Conteúdos Programáticos

A. Grécia


 1. As primeiras descrições «históricas» e as suas limitações:


1.1. A genealogia ou mitografia;


1.2. A cronografia.


1.3. A «etnografia»;


1.4. A horografia.


 


2. Os Poemas Homéricos


2.1. A mundividência da Ilíada e da Odisseia.


 


3. Hesíodo e a emergência de um novo paradigma cultural.


 


4. Historiografia: conceito e fundamentos teóricos.


4.1. Historiografia e literatura:


4.3.1.  As guerras persas:  Os Persas de Ésquilo e as Histórias de Heródoto.


4.3.2. A guerra do Peloponeso: o testemunho de Tucídides.


4.3.2. Eurípides e a mudança de mentalidades. A influência dos sofistas.


 


6. A teoria política: Platão e Aristóteles


 


7. Alexandre Magno e a herança helenística.


 


B. Roma


 


1. Os mitos da fundação: a criação de modelos paradigmáticos.


 


2. A República e as suas tensões: as visões da historiografia e a sua problemática


2.1. A helenização. A importância do círculo de Cipião para a cultura romana.


2.2. As guerras púnicas, a conjuração de Catilina e a guerra civil.


 


3. O século de Augusto:


3.1. A política cultural de Augusto: a Eneida como reflexo do novo paradigma cultural.


3.1. A produção intelectual do tempo de Augusto e a importância do círculo de Mecenas para a criação do novo paradigma.


 


4. O império visto pelos textos historiográficos e biográficos:


4.1. O quadro conceptual e metodológico subjacente à biografia e à historiografia.


4.2. Os Júlio-Cláudios: Suetónio e Tácito.


4.2.1. Nero: o retrato biográfico e os dados da historiografia.


4.3. As dinastias Antonina e Severa: História Augusta, Herodiano e Díon Cássio.


5. A historiografia cristã: História Eclesiástica e História Universal.

Métodos de Ensino

Exposição. Leitura de fontes, análise e comentário. Síntese.

Avaliação

De acordo com o estabelecido pelo REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS (Critérios definidos pelo Departamento de Linguística e Literaturas), para o ano lectivo de 2015-2016, o aluno poderá optar pelo regime de avaliação contínua, de avaliação final ou de avaliação mista.


 


Avaliação Contínua


A avaliação contínua consistirá, no mínimo, na prestação de uma prova escrita, cuja nota não poderá ser inferior a 8 valores, devendo também ser considerados para efeitos de avaliação outros instrumentos, a definir no seio da Coordenação Científico-Pedagógica de cada unidade curricular.


É atribuída uma percentagem de 50% à prova escrita de frequência, cuja nota não poderá ser inferior a 8 valores, e igual percentagem ao conjunto dos elementos de avaliação propostos ao longo do semestre.


 


Avaliação Final:


Exame Final


O regime de exame (épocas normal, recurso e especial) consistirá na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída percentagem de 100%.


Realizarão uma prova oral os alunos que obtiverem nota entre 8 e 9,4 na prova escrita.


 


 


Avaliação Mista:


É atribuída uma percentagem de 80% ou70% à prova escrita de exame, cuja nota não poderá ser inferior a 8 valores, e a percentagem de 20% ou 30% ao conjunto dos elementos de avaliação propostos ao longo do semestre.


Nota: O docente, em acordo com a Comissao Executiva e de Acompanhamento, poderá optar por:


a. 80% e 20%


b. 70% e 30%.

Bibliografia

A. Fontes


 


1. Homero, Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. Cotovia, 2005; e Odisseia. Tradução de Frederico Lourenço. Cotovia, 2003.


2. Hesíodo, Teogonia. Trabalhos e Dias. Introdução de Maria Helena da Rocha Pereira. Tradução e notas de Ana Elias Pinheiro e José Ribeiro Ferreira. INCM, 2005.


3. Ésquilo, Os Persas. Introd., trad. e notas de M. Oliveira Pulquério. Lisboa, Edições 70, 1998.


4. Heródoto, Histórias (Trad. VV, Ed. 70).


5. Tucídides, História da Guerra do Peloponeso. Introdução, trad. e notas de R. Rosado Fernandes. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.


6. Eurípides, As Troianas. Introd., trad. e notas de M. H. Rocha-Pereira. Lisboa, Edições 70.


7. Platão, A República. Introdução, trad. e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.


8. Aristóteles, Política, Tradução de António Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Lisboa, Vega, 1998.


9. LívioHistória de Roma: livro I = Ab Vrbe Condita. Introd., trad. e notas Paulo Farmhouse Alberto. 2ª ed., rev., Mem Martins, Inquérito, 1999.


10.Salústio, Catilina. Excertos traduzidos em M. H. Rocha-Pereira, Romana, Antologia da Cultura Latina, 6ª ed., Coimbra, Babel, 2010.


11. Cícero. Tratado da República. Introd., trad. e notas de Francisco de Oliveira. Lisboa, Círculo de Leitores e Temas e Debates, 2008. Excertos de Do Orador e As leis traduzidos em M. H. Rocha-Pereira, Romana, Antologia da Cultura Latina, 6ª ed., Coimbra, Babel, 2010.Excertos de AsCatilinárias.


12. Díon cássio, história de roma. Trad. Recomendada: Historia de Roma, Libros XLVI-XLIX; e Libros L-LX, Gredos. Livros LXXI-LXXIII e LXXX: Loeb, 1927.


13. Virgílio, Eneida, trad. Professores da Faculdade de Letras de Lisboa, Lisboa, Bertrand, 2003.


14. Suetónio, Os doze Césares. Trad. João G. Simões. Lisboa, Assírio e Alvim, 2007.


15. Tácito, Anais (livros XIII-XVI). Trad. recomendada: Anales. Libros XI a XVI, Gredos.


16. História Augusta, Volume I. Vidas de Adriano, Élio, Antonino Pio, Marco Aurélio, Lúcio Vero, Avídio Cássio e Cómodo. Tradução do latim, introdução, notas e índice de Cláudia A. Teixeira, José Luís Brandão e Nuno Simões Rodrigues. Coimbra,Classica Digitalia, 2011. Os textos relativos ao vol. II serão dados pelo professor.


17. Herodiano, História do Império Romano após Marco Aurélio. Trad. recomendada: Historia del Imperio romano después de Marco Aurelio. Introducción, traducción y notas de J. J. Torres Esbarranch, Gredos.


 


B. Estudos


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