2024

Arqueologia Moderna e Contemporânea

Nome: Arqueologia Moderna e Contemporânea
Cód.: HIS14574L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arqueologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Arqueologia Moderna e Contemporânea aborda os principais elementos caracterizadores da cultura material dos períodos moderno e contemporâneo entre os séculos XV e XX, especialmente no Ocidente do Mediterrâneo, numa perspetiva diacrónica, focando tanto elementos de mudança como de continuidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A arqueologia preventiva depara-se sempre com vestígios de época moderna e contemporânea. Se bem é muito relevante no âmbito urbano, também é importante no mundo rural, onde se constata, por um lado, mudanças que levaram à caracterização dos espaços agrários atuais e, por outro, continuidades que constituem testemunhos de realidades sociais e económicas do passado e elementos patrimoniais que importa preservar e valorizar.
Pretende-se que o aluno identifique os principais elementos caracterizadores da cultura material dos períodos moderno e contemporâneo entre os séculos XV e XX, especialmente no Ocidente do Mediterrâneo e numa perspetiva diacrónica; utilize o vocabulário, os conceitos e categorias próprias da arqueologia destes períodos, e conheça os principais debates historiográficos sobre temas atuais, de grande impacto social, como a arqueologia da memória histórica ou a arqueologia do conflito, de modo a desenvolver capacidades de reflexão, de comunicação e de intervenção cívica.

Conteúdos Programáticos

1. Arqueologias pós-medievais: terminologia, definições e conceitos.
2. Arqueologia do mundo rural em época moderna: o ocaso do Antigo Regime
3. A cidade moderna
4. Arqueologia da produção em época moderna
5. Intercâmbios num mundo globalizado: conquistas e colonizações
6. A cerâmica da época moderna
7. Continuidades e inovações no mundo rural de época contemporânea
8. As cidades das urbes contemporâneas
9. A produção industrial e a arqueologia industrial
10. A cerâmica de época industrial: artesanato versus indústria
11. A arqueologia dos conflitos modernos
12. Temas emergentes da arqueologia atual

Métodos de Ensino

A estratégia e métodos de ensino assentam na alternância, numa proporção próxima a 60/40%, de aulas teóricas, com a exposição de conteúdos pelo docente, e práticas que permitam o confronto direto dos alunos com realidades arqueológicas concretas dos períodos moderno e contemporâneo, seja através da observação de materiais arqueológicos e/ou através de visitas de estudo.
A avaliação por frequência consistirá na realização de 1) trabalho individual sobre algum aspeto dos conteúdos programáticos com um peso de 50% da nota final, 2) a realização de fichas de leitura sobre duas publicações relevantes relacionadas coma UC, com um peso de 40% e 3) a participação nas aulas com um peso de 10%. Em alternativa, a avaliação nas épocas normal e de recurso realizar-se-ão mediante exame final.

Bibliografia

BUCHLI, V. LUCAS, G. (eds.) (2001) – Archeologies of the contemporary past. London: Routledge.
BUGALHÃO, Jacinta; COELHO, Inês (2017) – Cerâmica moderna de Lisboa. In I Encontro de Arqueologia de Lisboa: [CD-ROOM]. Lisboa: CAL/DPC/DMC/CML. Pp. 106-145.
CROSSLEY, D. (1990) – Post-medieval Archaeology in Britain. London, Leicester & New York: Leicester University Press.
EDGEWORTH, M. (2014) – The relationship between archaeological stratigraphy and artificial ground and its significance in the Anthropocene. Geological Society, London, Special Publications. 395 (I), 91-108.
GREEN, A. & LEECH, R. (eds.) (2006) – Cities in the World, 1500-2000. London: Society for Post-Medieval Archaeology.
HARRISON & BREITHOFF (2017) – Archaeologies of the contemporary world. Annual Review of Anthropology. 46, 203-221.
Historical Archaeology. (1967-). Springer. ISSN 0440-9213.
Post Medieval Archaeology (1967-). Taylor & Francis. Online ISSN: 1745-8136
Ramage – Revue d’Archéologie Moderne et Générale.