Arqueologia, Teoria e Método
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos
• Conhecer as grandes correntes teóricas de pensamento e acção na historiográfica arqueológica nacional e internacional e os principais desenvolvimentos metodológicos;
• Identificar de forma adequada a filosofia que presidiu à realização de trabalhos de campo ou a publicações, de acordo com o seu contexto cultural específico, e o modo como foram sendo aplicadas as consequentes metodologias de trabalho;
• Avaliar o modo como os horizontes de estudo são também determinados pela existência de elementos subjectivos que podem ser, ou não, intencionalmente introduzidos na prática e discurso arqueológico;
• Dar a conhecer as principais metodologias de trabalho em Arqueologia, contemplando todas as etapas de produção de conhecimento: planeamento, intervenção e tratamento da informação.
Conteúdos Programáticos
PROGRAMA
I - TEORIA
0. Problemáticas gerais: a especificidade da investigação arqueológica e a construção dos saberes
1. Evolução conceptual
2. A Arqueologia antes da Arqueologia
2.1. A criação do mundo entendida nas civilizações pré-clássicas
2.2. Entre a História e a Etnografia em Grécia e Roma
2.3. A leitura bíblica
3. Os inícios da Arqueologia Moderna: o Antiquarismo, o Romantismo, a ligação às ciências da terra
3.1. Entre a História, a Antropologia e a Etnografia
3.2. O desenvolvimento das metodologias de escavação
4. A Arqueologia historico-culturalista
4.1. Os conceitos de identidade, cultura e etnicidade
4.2. O difusionismo
4.3. A abordagem Marxista
5. A Nova Arqueologia
5.1. A abordagem ecológica
5.2. A Arqueologia processualista
5.3. As abordagens experimentalistas
6. A Arqueologia pós-processualista
6.1. O “pós-positivismo” e a abordagem “anárquica”
6.2. O estruturalismo
6.3. O neo-marxismo
6.4. As abordagens cognitivas e simbólicas
6.5. Os novos desafios
II - METODOLOGIAS
Métodos e técnicas de campo e investigação em Arqueologia [aulas temáticas, fora do percurso diacrónico teórico]:
1. Gestão de uma escavação arqueológica
2. A diversidade das evidências
3. A evolução dos métodos de escavação
4. Registo estratigráfico
5. Registo da informação intra- e extra-escavação
6. Ética e deontologia em Arqueologia
7. O enquadramento legislativo e institucional da Arqueologia em Portugal
Métodos de Ensino
Aulas em regime de avaliação contínua onde os métodos recorrem a várias estratégias pedagógicas: exposição em aula; apresentação de "case studies"; análise de textos; apresentações com recurso a powerpoint. Procura-se dar uma panorâmica alargada da História da Arqueologia e da situação actual da disciplina, alternando entre exposições teóricas e situações mais práticas relaconadas com o mundo do trabalho.
Avaliação
Em regime de avaliação contínua, recorre-se a um máximo de cinco trabalhos individuais, sendo quatro deles de aprofundamento da matéria apresentada em aula e um outro de investigação, relacionado com grandes temas da Arqueologia portuguesa no século XXI.
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA
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FABIÃO, C. (2011) - Uma História da Arqueologia portuguesa. Lisboa, CTT.
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JORGE, V. O. (1990), Arqueologia em construção. Lisboa, Editorial Presença.
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RECURSOS NA INTERNET
http://archaeologydataservice.ac.uk/
http://www.archaeolandscapes.eu/
http://ancientworldonline.blogspot.pt/
http://www.archaeologicalfieldmethods.org/