2024

Teoria da História

Nome: Teoria da História
Cód.: HIS02449L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Conhecer as principais teorias cognitivas e substantivas da História
2Conhecer as várias tradições historiográficas
3.Identificar as principais transformações historiográficas das últimas três décadas
4.Conhecer as principais tendências das diversas áreas da actual escrita profissional da História
5.Compreender as responsabilidades e a ética dos historiadores profissionais e a função função pública da História
6. Conhecer a bibliografia fundamental sobre o tema
7.Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias cientificas modernas.
8.Adquirir conhecimentos que habilitem o estudante a prosseguir estudos históricos aprofundados
9.Desenvolver competências em trabalho de equipa, escrita académica e línguas estrangeiras

Conteúdos Programáticos

I Historiografia e Pensamento Histórico (HPH)
1. HPH no "Ocidente": das tradições Clássica, a Cristã e a Judaica à historiografia moderna e pós-moderna. A expansão dos modelos europeus e suas consequências
2. HPH no Mundo Islâmico , na(s) Ásia(s) e na África Subsariana
3. Tendências actuais e diversidade regional
II. Historiografia e Profissionalização
1. Os Historiadores e a Ética
2. O Papel Público da História
III. Formas e Retóricas na Escrita da História
1. História das Civilizações
2. História Nacional e Internacional
3. Histórias Comparativa, Cruzada, "Entangled" e dos "Transfers"
4. História Transnacional
5. História Global
6. História da Europa
7. História do Atlântico
IV. Os Campos Historiográficos e os novos paradigmas para o Século XXI: exemplos
1. A História e as unidades lógicas empíricas
2. A História Social
3 Biografia Histórica e a Prosopografia
4 História do Género
5 A Global Labor History
6 A História da Colonização, Colonialismo e Descolonização

Métodos de Ensino

1.Aulas teórico-práticas. Apoio Tutorial para a preparação dos textos e trabalhos. Sumários e documentos em formato electrónico .
2. Duas Modalidades de avaliação: Regime de Frequência ou em Exame Final
2.1. Regime de Frequência
Aulas compulsivas (mínimo 75%)
A avaliação quatro elementos: Nota de leitura individual de um texto obrifatório (2000-3000 palavras) (25%) e sua presentação oral na aula ( 20%); Trabalho de grupo sobre um tema do programa ou com ele associado ( 8.000-10.000 palavras) e sua apresentação (50%) ; duas participações seminários no domínio das CHS (válidas quando certificadas,5%)
II. O Regime de Exame Final consta de um teste escrito e uma prova oral. O teste escrito (três temas do programa leccionado) tem a duração de 2 horas. A classificação do teste escrito distribui-se da forma seguinte: 5,5 val. para cada tema; 2 val. para uma apreciação substantiva geral; 1,5 val. para a forma literária. O acesso à prova oral exige um mínimo de 7,5 val. no teste escrito.

Bibliografia

Required Readings: c. 173 pp. ; English is the main reading language. The student individual work time is estimated in 60-65 hours
History and Theory, Studies in Philosophy of History ( 1999, 2004 and 2005, Vols. 38-1, 43-4 and 44- 3 (total of 61 pags)
IRIYE Akira e Pierre-Yves SAUNIER [2009]: The Palgrave Dictionary of Transnational History. From the Mid-19th Century to the Present Day, Palgrave M, 2009 (6 verbetes, c. 35 pp.)
SMELSER Neil J. e BALTES Paul B. (eds.), International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, 26 vols, 2001, Elsevier (70 p.)
STEARNS, Peter (ed. chief): Encyclopedia of European Social History From 1350 t0 2000, 6. Vol.s, NY, 2001 [Vol 1, pp. 3-40 e 113-124]
Representations of the Past. The writing of National Histories in Europe, Newsletter Oct 1, E S Foundation (6 p.)
RÜSEN Jörn: Western Historical Thinking: An Intercultural Debate, NY, Berghahn Books, 2002, pp.15-32