2024

História Contemporânea I

Nome: História Contemporânea I
Cód.: HIS02446L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta unidade curricular obrigatória no ciclo de estudo toma como dimensão temporal o longo século XIX desde a dupla revolução, iniciada em finais de setecentos, até aos primórdios da primeira grande guerra. O trabalho letivo centra-se em aulas teórico-práticas com exposição dos conteúdos pelo docente e na realização de apresentações orais e trabalhos escritos pelos alunos. Pretende-se, como se enuncia nos objectivos, dotar os alunos de uma formação científica de base e desenvolver competências de pesquisa e literacia da informação. Para aprofundamento dos temas abordados e realização dos trabalhos, além da bibliografia básica, será indicada bibliografia específica e actualizada pelo docente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos e Competências
 

Fornecer uma adequada preparação científica de base, no domínio da época contemporânea;
Compreender as estruturas económicas, sociais e culturais na Europa e Novo Mundo nos séculos XVIII e XIX;
Caracterizar os movimentos culturais e científicos, nomeadamente, o movimento das Luzes, o Romantismo e o Positivismo;
Relacionar o movimento de ideias e as ideologias com as estruturas e conjunturas económicas e sociais;
Incrementar o gosto pela pesquisa bibliográfica, tendo em conta uma necessária e contínua formação com recurso a uma informação sempre atualizada das teorias e conhecimentos;
Fomentar o interesse dos alunos pelo levantamento de problemas, pela pesquisa e tratamento da informação, com recurso a novas técnicas de pesquisa e tratamento de dados;
Desenvolver o espírito crítico na escolha das fontes de informação e seu manuseamento;
Desenvolver competências nos domínios da expressão oral e escrita.

 

Conteúdos Programáticos

Conteúdos
 
1- A génese do mundo contemporâneo: a Revolução Francesa: origens culturais, económicas e sociais. O significado político da Revolução: a centralização politica, os Direitos Humanos e o constitucionalismo; 0 alcance e significado da Revolução industrial: Revolução agrícola e industrialização;
2- Liberalismo e Nacionalismo na Europa (1815-1848): a Restauração; as Revoluções na Europa e Novo Mundo; o movimento romântico e os nacionalismos.
3- A Europa de 1848 a 1914: a era do progresso e do capital; o movimento das nacionalidades: a unificação alemã e italiana; imperialismo e colonização; movimento operário e sindical.
4. O Pensamento social e político contemporâneo: o liberalismo económico; liberalismo e democracia; os socialismos.
5. História da Ciência e das instituições científicas: o progresso e o desenvolvimento científico; as viagens científicas de Lineu a Darwin.

Métodos de Ensino

O método de trabalho baseia-se em aulas teórico-práticas, exposição de conteúdos, análise de textos e apresentação de trabalhos pelos alunos. Os textos serão indicados no inicio do ano lectivo, quer usando os suportes tradicionais, quer a internet.
Os materiais didácticos usados nas aulas, os sumários, programa e bibliografia, serão disponibilizados na plataforma de e-learning da universidade: www.moodle.uevora.pt,.
O Docente da disciplina indicará no início do ano duas horas semanais dedicadas ao trabalho tutorial, a fim de acompanhar os alunos, esclarecer dúvidas e dar sugestões bibliográficas para realização dos trabalhos programados. Para usufruir deste apoio os alunos podem também utilizar o correio electrónico.
Avaliação contínua: 2 testes escritos (70%), Apresentação de um trabalho e redacção de um escrito (30%).
Avaliação por Exame Final – Uma prova escrita.

Avaliação

Avaliação


Avaliação Contínua: 50%: 4 notas de leitura crítica (opção dirigia capítulos dos livros da sequência EL HOMBRE DE…. Que se encontram no moodle , contando para 50% da nota final as duas melhores avaliações (2 best/média).


Frequência em tempo lectivo  sem consulta – 50% (final de Semestre, penúltima semana de aulas)


Obrigação para se manterem em avaliação continua: organização de grupos e intervenção com comentário de  texto / artigo / imagem/ fotografias, em grupo, nas auals de laboratório de 5ª feiras.

Bibliografia

BARZUN, Jacques, Da Alvorada à Decadência. 500 Anos de Vida Cultural do Ocidente. De 1500 à Actualidade, Lisboa, Gradiva, 2003, pp. 455-477;
CHEVALLIER E GUCHET, 2004, As Grandes Obras Politicas, pp. 145-174 (29p) e p. 251-282 ;
DARNTON, Robert, « An Early information Society. News an media in eighteenth- century Paris, The American Historical Review, nº 105, 2000, p. 32.
HERMET, Guy, História das Nações e do Nacionalismo na Europa, Lisboa: Estampa, 1996, p. 85-130;
HOBSBAWM, A Era das Revoluções, Lisboa, Presença, 2001, p. 62-105.
HOBSBAWM, A Era do Capital, Lisboa, Presença, 1979, p.47-157.
HOBSBAWM, A Era do Império, Lisboa, Presença, 1990, p. 112-181;
SERRES, Michel, dir Elementos para a História da Ciência, Lisboa: Terramar, 1996, p. 149-165.
THOREAU, Henry David, Life in the woods, https://www.gutenberg.org/files/205/205-h/205-h.htm ( Acesso em 23-09-2021)

Equipa Docente (2023/2024 )