2024

História Moderna II

Nome: História Moderna II
Cód.: HIS02445L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC analisa dimensões da evolução política, económica e cultural das sociedades e regiões de diversas partes do globo entre os séculos XVI-XVIII. O quadro de referência é global e destaca as interconexões e as interinfluências entre as partes que o compõem.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O programa de História Moderna II articula-se e complementa o programa de História Moderna I. Em conjunto oferecem uma visão diacrónica sobre grandes questões da época moderna à escala europeia e global.

Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer as principais formações políticas e estruturas institucionais à escala global
- Compreender os principais processos económicos e culturais da época moderna à escala global
- Conhecer os recentes debates historiográficos
- Conhecer e usar os conceitos e vocabulário apropriados (História global, eurocentrismo, categorias subalternas, escalas de análise, entre outros).
- Conhecer as características espaciais das sociedades e da economia

Aptidões e Competências:
- Desenvolver capacidades de pesquisa documental e bibliográfica
- Desenvolver competências de leitura crítica e de exposição oral e escrita
- Desenvolver a capacidade de gestão do tempo e planeamento do trabalho
- Desenvolver o espírito de cooperação, inter-ajuda e autonomia

Conteúdos Programáticos

1. Debater a época moderna dos “outros”. Eurocentrismo e história global. Convergência e divergências.
2. Entre monarquias e impérios: geografias políticas entre finais do século XV e finais do século XVIII à escala global. Governar: cultura política, arquiteturas institucionais, participação política e resistências.
2.1. Monarquias europeias e impérios coloniais.
2.2. Poderes asiáticos e impérios territoriais.
3. Migrações, trabalho e difusão cultural. A transmissão do Cristianismo e do Islamismo. Interacções religiosas e culturais.
4. Sistemas agrários, alterações ambientais e produtividade.
5. A emergência da sociedade de consumo na Europa. O caso neerlandês, o declínio do Mediterrâneo e a ascensão inglesa.
6. Urbanização e desenvolvimento económico. Manufaturas, protoindustrialização e progresso tecnológico: o caminho da industrialização.
7. Novas tendências nos estudos sobre a época moderna

Métodos de Ensino

As aulas são todas teórico-práticas. As metodologias de ensino combinam a exposição oral realizada pelo professor com o desenvolvimento das capacidades dos alunos para a leitura crítica, conhecimento dos debates historiográficos e competências de exposição oral. Também incentivam a autonomia na elaboração de trabalhos e na planificação da carga de trabalho definida para o semestre. O modelo de avaliação contínua implica a leitura obrigatória de um livro historiograficamente relevante, a definir anualmente e:
- apresentação oral de um capítulo dessa obra por cada grupo de trabalho (15%);
- um comentário escrito individual em sala de aula para 4 ou 5 capítulos dessa obra ou uma frequência (45%-50%);
- duas fichas de leitura de dois artigos ou capítulos de livros (30%);
- intervenções em sala de aula (5%-10%).
Em alternativa os estudantes podem optar pelo modelo de exame (100%).
As vantagens da avaliação contínua no processo de aprendizagem são sempre explicadas.

Avaliação

AVALIAÇÃO CONTÍNUA


Os alunos em regime de avaliação contínua deverão, obrigatoriamente, prestar as provas descritas no item Métodos de Avaliação. O trabalho desenvolvido ao longo do semestre inclui a participação nas sessões presenciais através da análise dos diversos materiais apresentados e das sessões de apresentação e comentário dos diversos capítulos da obra de leitura obrigatória.


Em cada uma das sessões será passada uma folha de presença, a fim de monitorizar a assiduidade dos estudantes.


1. Frequência - 40%


2. Assiduidade - 5%


3. 2 relatórios de conferência (até 600 palavras cada - 2 pp, cada 5%) - 10%


4. Trabalhos - 45%


a) 3 março  (até 1000 palavras, 3 pp) - 10%


b) 5 de Abril (até 1000 palavras, 3 pp) - 10%


c) 28 de Abril (até 1000 palavras, 3 pp) - 10%


d)  24 de Maio  - de grupo com 4 estudantes cada (até 2000 palavras, 6 pp) - 15%


5. Frequência e exame - 9 de junho. 10h-12h


6. Exame de recurso - 21 de Junho- 10h-12h


REGIME DE EXAME  


Os alunos em regime de exame serão inquiridos em função de um programa obrigatório de leituras a definir pelo docente (obras de leitura recomendada).

Bibliografia

- Elliott, J. H. (1992). "A Europe of composite monarchies", Past and Present, nº137, 48-71.
- Fibiger Bang, P., Bayly, C. A., Scheidel W., (2021), The Oxford World History of Empire 2 vols, OUP.
- Floristán, A. (dir.) (2005). Historia Moderna Universal, 3ª ed., Barcelona: Ariel.
- Gabaccia, D. R. (2012). «Food, Mobility, and World History». The Oxford Handbook of Food History. Edited by J. M. Pilcher. DOI: 10.1093/oxfordhb/9780199729937.013.0017
- Goldstone, J., História Global da Ascensão do Ocidente, 1500-1850, Lisboa: Edições 70, 2011.
- Musgrave, P. (1999). The Early Modern European Economy, Londres: Macmillan Press.
- Paquette, G. (2019). The European Seaborne Empires. From the Thirty Years’ War to the Age of Revolutions. New Haven&London: Yale University Press.
- Parker, C. H. (2010), Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800, New York: CUP.
- Vries, J. de (2009). La Revolución Industriosa. Consumo y economia doméstica desde 1650..., Barcelona: Crítica.

Equipa Docente (2023/2024 )