2024

História Moderna I

Nome: História Moderna I
Cód.: HIS02443L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta unidade curricular fornece uma perspetiva geral da História Moderna privilegiando as componentes socioeconómicas e culturais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O programa de História Moderna I foi planeado em articulação com o de História Moderna II. Tem como principal propósito providenciar aos alunos uma visão abrangente, diacrónica e complementar deste período em torno de grandes problemas da história social, económica e cultural.

Conhecimentos
-Conhecer as dinâmicas populacionais e os fundamentos da organização socioeconómica
- Conhecer o processo de formação da sociedade de mercado e de consumo
- Conhecer os principais fenómenos culturais e os seus impactos sociais
- Conhecer os debates historiográficos sobre os temas em estudo
- Compreender e usar corretamente os conceitos apropriados

Aptidões
- Desenvolver o pensamento histórico, tendo em conta a análise das conjunturas e das mudanças
-Dominar o vocabulário conceptual utilizado.
-Conhecer as noções básicas relativas às recentes problemáticas historiográficas

Competências
-Desenvolver autonomamente conhecimento
-Desenvolver competências de escrita e exposição oral

Conteúdos Programáticos

1. Porque se estuda História Moderna? Problemas, temas centrais e periodização.
2.A Europa entre os finais do século XIV e os finais do século XVIII: reforço da capacidade de intervenção do centro político.
3.População e estruturas sociais no Antigo Regime. Caracterização da hierarquização social. Processos de mobilidade social. Minorias étnicas e grupos marginais.
4. A economia de Antigo Regime: permanências e mudanças. A expansão europeia e os primeiros impactes económicos. O novo quadro geográfico e comercial. As desigualdades regionais.
5. Renascimento: Humanismos, reformas religiosas e a expansão europeia. A “revolução da imprensa”.
6. ‘Revolução Científica’ e Iluminismo. Os novos valores culturais e sociais. Racionalismo e método científico; religião e modernidade; o ensino e a difusão de ideias; a criação do espaço público.
7. Novas tendências nos estudos sobre a época moderna.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são diversificadas, combinando a exposição oral realizada pelo professor com o desenvolvimento das capacidades dos alunos para a construção de pensamento crítico sobre os conteúdos programáticos, autonomia no processo de ensino-aprendizagem e de autoavaliação. Valorizam uma aprendizagem participativa que investe na intervenção e debate em sala de aula, na autonomia da investigação e na demonstração da capacidade de organização, sistematização e análise da informação.
A plataforma moodle será usada para o desenvolvimento das atividades letivas e para a execução das tarefas propostas aos estudantes.
Avaliação
Avaliação contínua:
Frequência no final do semestre, com toda a matéria da disciplina ou um comentário escrito individual em sala de aula de 4 ou 5 capítulos de uma obra (50%)
Apresentação de três trabalhos escritos (1300 a 1500 palavras) (30%)
Apresentação oral de um tópico do programa (15%)
Assiduidade (5%)
Avaliação Final
Exame (100%)

Avaliação

A capacidade de análise crítica será desenvolvida com recurso a leituras, debates e relatórios escritos sobre fontes coevas ou textos historiográficos. Estes materiais serão disponibilizados na plataforma moodle. Os estudantes serão encorajados a pesquisar fontes e bibliografia complementares em blbliotecas, museus, arquivos, portais e bases bibliográficas online. 


Avaliação


I - Avaliação contínua:


1. Frequência no final do semestre, com toda a matéria da disciplina (50%).


2. Assiduidade (5%). Os alunos não podem exceder 6 faltas.


3. Aulas práticas e assistência a uma conferência obrigatórias. A participação nas mesmas deve ser acompanhada da entrega de um relatório sumário (1000 a 1500 palavras). Tudo 20%.


4. Apresentação de um ou dois pequenos trabalhos escritos (até 1500 palavras), acompanhados por 2 a 3 sessões tutoriais obrigatórias. (25%).


 


II – Os alunos em regime de exame serão inquiridos em função de um programa obrigatório de leituras definido pelo docente.A capacidade de análise crítica será desenvolvida com recurso a leituras, debates e relatórios escritos sobre fontes coevas ou textos historiográficos. Estes materiais serão disponibilizados na plataforma moodle. Os estudantes serão encorajados a pesquisar fontes e bibliografia complementares em blbliotecas, museus, arquivos, portais e bases bibliográficas online. 

Bibliografia

BRAUDEL, F., A Dinâmica do Capitalismo, Lisboa: 1986
BURGUIÈRE, A. et alli., História da Família, Lisboa: 1996
BERGIN, J. (ed.). The seventeenth century. Europe 1598-1715, Oxford: 2001
BLANNING, T.C.W. (ed.), The Eighteenth Century: Europe 1688-1815, Oxford: 2000
BURKE, Peter, O Renascimento, Lisboa: 2008
CAMERON, E. (coord.), O século XVI, Lisboa: 2009
DELUMEAU, J., A Civilização do Renascimento, Lisboa:2020 [1967].
FLORISTÁN, A. (dir.), Historia Moderna Universal, Barcelona: 2005
KAMEN, H. (2000) Early Modern European Society, London: 2000
KÜMIN, B. (ed.) The European World 1500–1800: An Introduction to Early Modern History, London: 2014
MACCULLOCH, D., Reformation: Europe's House Divided 1490-1700, London: 2004
MARTIN, J. J. (ed), The Renaissance: Italy and abroad. Rewriting Histories. London: 2003
MOLAS, P. et alli, Manual de Historia Moderna, Barcelona, Ariel: 2000
WIESNER-HANKS, M. E., Early Modern Europe, 1450-1789, Cambridge: 2011 (1ª ed. 2006)

Equipa Docente (2023/2024 )