2024

História Medieval I

Nome: História Medieval I
Cód.: HIS02441L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Pretende-se que os estudantes percebam como o presente está ligado a um passado complexo, que envolve fim de impérios, surgimento de novas religiosidades ainda hoje relevantes - cristianismo latino e grego, a afirmação do Islão-tornando-se cidadãos que do passado se - e nos -preparam para o futuro.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Fornecer ao estudante um quadro global da evolução das sociedades europeias e mediterrâneas entre os
séculos V ao X-XI;
- Introduzir o estudante num quadro de problemáticas e discussões historiográficas específicas do início da
Idade Média;
- Conhecer e dominar conceitos, instituições e fenómenos imprescindíveis para a compreensão da história
europeia e até mundial;
- Sensibilizar para uma história medieval que integra dinâmicas do Mediterrâneo, como Bizâncio e o Mundo
Islâmico nascente;
- Analisar aspectos específicos e inovadores de cada território;
- Fornecer ao estudante um conjunto de elementos bibliográficos actualizado, e o acesso a meios de
informação que lhe permita evoluir de forma sólida.

Conteúdos Programáticos

Pontos principais:
I - Introdução Metodológica

II – Raízes e percursos da desagregação de um sistema (séculos V – VIII)
1. Rupturas, conflitos e passagens para a medievalidade complexa e poliédrica: Europa ocidental, Bizâncio e islam
2. Invasões e migrações - reflexos na composição e recomposição social e étnica
3. A definição de um novo quadro político e social
4. O início de um percurso na organização de novos sistemas de valores

III - Reconstrução e reordenamento (séculos IX e X)
1. A construção de um novo quadro político na Europa e no Mediterrâneo: Carolíngios e Otões; Emirados e Califados; os Vikings
2. A intervenção da Igreja e a construção de um novo sistema de referências
3. Grupos sociais, poder e estruturas económicas
4. A Igreja - saber, produção cultural e artística
5. Islam - ciência, arte e produção intelectual

Métodos de Ensino

As aulas são teóricas mas contêm sempre uma componente de análise de textos, de imagens ou de
mapas. Os estudantes adquirem conhecimentos mas, ao mesmo tempo, melhoram e sentem-se mais à
vontade para analisar e verbalizar questões, dúvidas, comparações.
Para além da bibliografia, estará sempre presente a utilização de recursos disponíveis na Internet, em
bases de dados bibliográficas e sítios académicos conceituados.
Os alunos fazem trabalhos práticos que apresentam, discutem e justificam em ambiente de aula; o tema é
escolhido pelo aluno, o que permite uma maior empatia e empenhamento no processo da sua elaboração
e da sua apresentação. Desta forma, adquire e aplica conhecimentos e métodos de trabalho de forma
prática, com resultados visíveis.
A avaliação contínua passa por uma prova escrita, por duas - três análises escritas de textos e por um
trabalho prático de fundo a ser apresentado e debatido por todos. Há Exames para quem não tenha
avaliação contínua.

Bibliografia

ABULAFIA, David - The Great Sea, A Human History of the Mediterranean, Penguin, 2014.
ANDERSON, Perry – Passagens da antiguidade ao feudalismo, Porto, 2ª edição, Afrontamento, 1982.
BARTLETT, Robert – The Making of Europe; Conquest, Colonization and Cultural Change, 950-1350, Penguin,
1994.
ECO, Umberto (Ed.) – Idade Média, 4 vols, – Lisboa, Dom Quixote, (vol.1: Bárbaros, cristãos e muçulmanos
(2010); vol. 2: Catedrais, Cavaleiros e Cidades (2013).
FOURACRE, Paul (Ed.) - The New Cambridge Medieval History, Vol 1, c.500- c.700, Cambridge Univ. Press, ,
2005
HEERS, Jacques – O Mundo Medieval
KAPLAN,M. - Byzance, Paris, Les Belles Lettre, 2017
HOURANI, Albert - História dos Povos Árabes, Lisboa, Ed. BookBuilders, 2021.
McKitterick, Rosamond (Ed.) - The New Cambridge Medieval History, Volume 2, c.700–c.900, Cambridge Univ.
Press, , 2008
WICKHAM, Chris – Europa Medieval, Lisboa, Edições 70, 2019.
WICKHAM, Chris – Framing The Early Middle Ages Europe and the Mediterranean, 400-800, 2006

Equipa Docente (2023/2024 )