Fontes e Metodologia da História
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aprender Fazer História, fomentado espírito crítico e reflexivamente, contribuir para a autonomia progressiva de cidadania/historiador. Iniciação ao discurso histórico - a investigação histórica: fontes, passado, tempo e contexto civilizacionais, dotando os estudantes com um conjunto de instrumentos de trabalho que permitam aceder cientificamente à operação «fazer história» em diferentes territórios de especialização da História no contexto das ciências sociais e humanas e em domínios interdisciplinares com outras áreas de saber. Instrumentos de trabalhos: técnicas de pesquisa de arquivo em diferentes suportes documentais, metodologias a usarem com fontes de várias épocas históricas. Trabalho científico com FONTES. Subordinação de fonte a: hipótese de trabalho, estado de arte, verificação da hipótese: contexto de produção de diferentes tipologias de fontes, recolha, sistematização, análise, com diferentes tipologias de metodologias; elaboração de resultados de investigação.
Conteúdos Programáticos
2.História e interdisciplinaridade. A História nas unidades I&D da FCT.
3.Práticas de investigação. Tripé institucional de Memória: arquivos, bibliotecas, museus.
4.A escrita da história: territórios e agendas; história social e económica; renascer a história política; história da cultura; história da ciência e da tecnologia; história oral; história material: património, arte, museologia. Aplicações ao território da Universidade de Évora.
5. Organização equipas de trabalho de investigação: práticas, regras de funcionamento e de escrita académica para a concretização de «práticas da história».
6. Resultados: apresentação oral/escrita; debate de ideias/resultados; visão para o futuro de investigação em história.
Métodos de Ensino
Avaliação
Avaliação
Fórmula nota final: média ponderada de: 50% da elaboração de 2 textos académicos, durante o 1º andamento + 50% de um trabalho de grupo acompanhado.
Exame final, época de exames para os que não estiverem em avaliação contínua
Nota: para a elaboração do texto académico é necessário frequentar as aulas e estar presente em todos os trabalhos práticos realizados semanalmente. O não cumprimento deste item implica a impossibilidade de se manterem em avaliação contínua.
OS ESTUDANTES NO ANDAMENTO I SÃO OBIRGADOS A FAZER PELO MENOS 4 TEXTOS (SINOPSES / RELATÓRIOS). CONTAM AS DUAS MELHORES NOTAS
1. Avaliação contínua
Individual – cada estudante deve elaborar 2 textos académicos, PROGRAMADO, em função do programa, do sumário, da aula expositiva e das leituras obrigatórias semanais INDICADAS NO SUMÁRIO.
Esses dois textos académicos obtém-se da seguinte forma: elaboração de relatórios (obrigatórios mas não avaliadas quantitativamente) elaboração de pelo menos 4 sinopses/relatórios (conta as duas melhores).
2. Avaliação de grupo – trabalho acompanhado – no II andamento da unidade curricular os estudantes devem estar já organizados em grupos de trabalho (ideal 3 alunos grupo). Do processo de acompanhamento, apresentação e discussão pública do plano; apresentação pública do trabalho e da escrita final decorre a nota de avaliação desta tarefa académica. Cada ensaio académico não pode ter exceder 4.000 palavras, incluindo referências bibliográficas. E deverá ter um abstract em português em inglês, e 3 palavras-chave, em português e em inglês.
TODOS OS TRABALHOS DEVEM SER SUPERVISIONADOS PELA DOCENTE ANTES DE SEREM ENTREGUES E APRESENTADOS.
Temas possíveis para TRABALHO por grandes épocas de História Ocidental – História Medieval – História Moderna – História Contemporânea
2. Avaliação exame
Na ausência de participação nas práticas de trabalho regular da disciplina existe a alternativa de exame época normal; o exame de recurso funciona para todos que
tiverem obtido aproveitamento NEGATIVO.
DATAS : Janeiro / 11H
EXAME DE RECURSO: 11H
DATAS entrega de trabalho : Janeiro / 11H Coincide com data de entrega de trabalho de grupo. versão final e fechada, após supervisão.
Bibliografia
A Nova História (1977). Lx: Ed. 70.
Bloch, Marc (2010).Introdução à História ed. Revista por E. Bloch;pref. J.Le Goff. Lx: Ed. Europa-América.
Burke, P. (1993). Formas de hacer Historia. Madrid: Ed. Alianza.
Cardoso, I.L. (2013). Paisagem e Património: aproximações pluridisciplinares. Porto: Dafne.
Catroga, F. (2001). Memória, História e Historiografia. Coimbra: Quarteto.
Chartier, R. (1988). A História Cultural entre Práticas e Representações. Lx.: Difel.
Curto, D.R. (2013). Para que serve a História? Lx.: Ed. Tinta-da-China.
Digital Cultural Heritage (2020). Horst (Ed.). SW: Springer International Publishing,
Fiolhais, C. (2011). A ciência em Portugal. Lx.: FFMS.
Godinho, P. (2012). Usos da Memória e Práticas do Património. Lisboa: Colibri.
Le Goff, J. (2000). História e Memória. Lx.: Ed. 70.
Práticas da História: https://praticasdahistoria.pt/. Journal.
Sobral, J.M. (2012), Portugal, portugueses: uma identidade nacional. Lx.: FFMS.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Maria de Deus Beites Manso
- Maria de Fátima Nunes Ferreira [responsável]