2024

Expansão e Dinâmicas Coloniais

Nome: Expansão e Dinâmicas Coloniais
Cód.: HIS02398L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A abordagem proposta deverá permitir ao aluno fazer uma análise critica do processo expansionista, de fixação e de colonização nos diversos aspetos das sociedades coloniais e refletir sobre o pioneirismo da política portuguesa extraeuropeia. A metodologia aplicada deverá capacitar o aluno para que no futuro disponha de ferramentas científicas para dar continuidade ao seu processo académico-profissional.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos científicos
1. Modelos de expansão e ocupação territorial na formação dos impérios coloniais nos espaços extra-europeus: exemplos de impérios pré-contacto europeu e pré-contacto islâmico assim como impérios concomitantes e/ou pós-contacto europeu e islâmico.
2. Compreender e contextualizar numa perspectiva diacrónica os quadros gerais da colonização europeia.
3. Analisar comparativamente os principais impérios coloniais europeus na Época Moderna (séculos XV-XVIII).
4. Identificar os sistemas estratégicos, políticos, económicos e religiosos da colonização europeia.

Competências:
1. Fomentar o gosto dos discentes pela investigação histórica, pelo espírito crítico e pela interdisciplinaridade, tendo em conta uma necessária e contínua formação com recurso a uma informação atualizada das teorias e conhecimentos
2. Usar corretamente os conceitos próprios
3. Desenvolver competências nos domínios da expressão oral e escrita

Conteúdos Programáticos

1. Evolução dos antigos conceitos de “colónia”, “colonialismo”, “imperialismo”, colonização, pós-colonial(ismo) e estudos pós-coloniais; evolução de “novos” conceitos”, como: world history, global history e connected histories.
2. Exemplos de antecedentes históricos da Expansão europeia: cultura Maia, China Imperial; Império Aqueménida, Império Sassânida, Califado Omída, al-Ândalus, impérios do Sahel e da África Ocidental (séculos VIII-XIX), Califado Abássida, entre outros.

3. Origem e evolução dos principais impérios coloniais da Época Moderna e das políticas coloniais destes últimos:
Portugal; Espanha; França, Holanda e Inglaterra
4. Apresentação cronologicamente, e numa perspectiva histórico-contextual, dos diferentes modelos de expansão territorial e a consequente formação dos impérios coloniais europeus nos diferentes espaços extraeuropeus.
5. Análise dos diferentes agentes do colonialismo europeu/ocidental; perfil sociológico dos colonizadores.

Métodos de Ensino

As aulas serão predominantemente teórico-práticas. Cada aula será centrada em um tema que poderá ter como suporte textos, mapas, documentos, filmes e debates, entre os demais.
Os materiais didácticos usados nas aulas, nomeadamente, os sumários, o programa e a bibliografia, serão disponibilizados na plataforma de e-learning da universidade: www.moodle.uevora.pt,.
O Docente da disciplina indicará no início do ano duas horas semanais dedicadas ao trabalho tutorial, a fim de acompanhar os alunos, esclarecer dúvidas e dar sugestões bibliográficas para realização dos trabalhos programados. Para usufruir deste apoio, os alunos podem também utilizar o correio electrónico.
Avaliação contínua: 1 teste escrito (50%) e apresentação de um trabalho escrito (50%). Ao longo da lecionação trabalharemos também a avaliação formativa de modo a dar conhecimento aos alunos da evolução das suas aprendizagens.
Avaliação por Exame Final – Uma prova escrita.

Avaliação

1.      Os alunos em avaliação contínua


Dois momentos de avaliação obrigatória, cabendo a cada um dos momentos 50% da avaliação final:


 O primeiro momento: Trata-se de uma análise crítica de um texto, indicado pelo docente, no início do semestre (máximo 2000 palavras). Entregue na última semana de março.


O segundo momento: teste escrito, penúltima aula do semestre


 


O regime de exame final inclui um teste escrito. 


 


Acompanhamento e atendimento dos alunos será combinada na 1ª aula do semestre.   


Qualquer dúvida pode também ser colocada por e.mail – mdmanso@netcabo.pt  ou pelo sistema moodle.      

Bibliografia

Elliott, John H. (2014). Atlantico Español e el Atlantico Luso, El: Divergencias y Convergencias. Las Palmas: Cabildo Ins. Gran Canaria.
Gruzinski, Serge (2014). As Quatro Partes Do Mundo. História de uma Mundialização. Belo Horizonte: Editora UFMG, São Paulo: Edusp.
Hespanha, António Manuel (2020). Filhos da Terra Identidades mestiças nos confins da expansão portuguesa. Lisboa: Tinta da China, 2020.
Newitt, M. (2012). Portugal na História da Europa e do Mundo, Lisboa: Texto Editores, 2012.
Leitura Complementar
Garcia, Manuel Perez, and Lúcio de Sousa de (2017). Global History and New Polycentric Approaches: Europe, Asia and the Americas in a World Network System. New York: Palgrave Macmillan.
História da Expansão Portuguesa (1998). Eds. Bethencourt, Francisco e Kirti Chauduri. 5 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
Levi, Joseph Abraham (2020). Survival and Adaptation. The Portuguese Jewish Diaspora in Europe, Africa, and the New World. New York: Sepher-Hermon Press.
Sousa, Lúcio

Equipa Docente (2023/2024 )