2024

Envelhecimento Ativo e Saudável

Nome: Envelhecimento Ativo e Saudável
Cód.: ENF13720D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC possibilita, compreender o impacto do envelhecimento populacional nas sociedades e analisar modelos de Envelhecimento Ativo e Saudável, fatores determinantes da funcionalidade das pessoas idosas com vista ao Envelhecimento Ativo e Saudável.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos da unidade curricular são: compreender o impacto do envelhecimento populacional nas sociedades; Analisar modelos de Envelhecimento Ativo e Saudável; Analisar os fatores determinantes da funcionalidade das pessoas idosas com vista ao EA; Analisar programas de promoção do EA; Discutir o lugar da educação para a saúde para o EA.
A análise deve ser enquadrada numa perspectiva de Bem-Estar, que permita a compreensão do fenómeno, com o contributo das áreas transdisciplinares. Incluem-se as determinantes sociais e da saúde, as politicas regionais, nacionais, internacionais e mundiais para o incremento das condições para a adoção dos estilos de vida positivos.

Conteúdos Programáticos

1 - Contexto do Envelhecimento populacional
2 - Envelhecimento e curso de vida
3 - Modelo de envelhecimento ativo (OMS, 2002) e Modelo de envelhecimento saudável (OMS, 2015)
4 - Envelhecimento e Funcionalidade
5 - Saúde, bem-estar e envelhecimento
6 - Programas de promoção de envelhecimento ativo
7 - Lugar da Educação para a Saúde na promoção do EA


Métodos de Ensino

As temáticas serão desenvolvidas em sessões expositivas com a participação ativa dos estudantes. Documentos estruturantes serão disponibilizados antes das sessões para que haja condições a uma efetiva participação. Haverá sessões dirigidas pelos estudantes onde expõem/dinamizam a aula. A disponibilização, explicitação do programa e dos documentos estruturantes são organizadores do desenvolvimento programático. A linha de orientação passa pela exposição do tema, pelo apelo à participação dos estudantes, cuja experiência partilhável pode ser usada para despelotar as temáticas e motivar. A problematização abre caminho à dúvida, ao interesse por investigar, sendo ela um meio para um fim.
A avaliação final incluirá um exame escrito ou um trabalho individual (80%). Também a assiduidade será considerada na nota final, assim como a sessão orientada pelo estudante (20%).

Bibliografia

CILB. (2015). Envelhecimento Ativo: Um Marco Político em Resposta à Revolução da Longevidade. CILB: Rio Janeiro.
WHO. (2015) World report on ageing and health. Geneve: WHO
WHO. (2002). Active Ageing: A Policy Framework. Geneve: WHO
Paúl C. (2019). Emotions and successful aging in Fernandez-Ballesteros, Benetos, Robine (eds), The Cambridge Handbook of Successful Aging, CUP.
Reis, G., Sousa, L., Silva, P., Pereira, P., & Sim-sim, M. (2020). Frailty in the Elderly and Interventions Supported by Information and Communication Technologies: A Systematic Review. In D. Mendes, C. Fonseca, M. Lopes, J. Gracia-Alonso, & L. Murillo (Eds.), Exploring the Role of ICTs in Healthy Aging (pp. 120–137). IGI Global.
Reis,G., Casas-Novas, M., Serra, I., Magalhães, D., & Sousa, L. (2020). A Importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo na perspectiva das pessoas idosas. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(Supl 3).

Equipa Docente (2023/2024 )