2024

Saúde Digital

Nome: Saúde Digital
Cód.: CMS13723D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC visa, conhecer o estado da arte das aplicações dos sistemas de informação e comunicação e inteligência artificial em termos de promoção da saúde, prevenção da doença, diagnostico e terapêutica, principais implicações éticas, legais e sociais da medicina de precisado e da saúde digital.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Conhecer o estado da arte das aplicações dos sistemas de informação e comunicação e inteligência artificial em termos de promoção da saúde, prevenção da doença, diagnóstico e terapêutica;
2.Analisar e debater as principais implicações éticas, legais e sociais da medicina de precisão e da saúde digital, designadamente, os desafios ao consentimento informado, à vida privada, à propriedade do material biológico e da informação de saúde, à literacia, à equidade e à não discriminação;
3.Reconhecer novos mercados e identificar áreas de intersecção entre saúde pública, a medicina de precisão e a saúde digital, designadamente a eHealth e mHealth, os biobancos, novas técnicas digitais; devices, aplicações de big data e machine learning;
4.Identificar desafios futuros para os sistemas de saúde e para a saúde individual e pública numa nova era resultante da transformação digital.

Conteúdos Programáticos

1) - Saúde Digital – Conceito, Evolução e Perspetivas
2) Big data, Large databases, Sistemas de Informação e Gestão da Informação
3) Telemedicina e telesaúde
4) Sistemas de Monitorização e Tele-monitorização (sensores, nanotecnologia)
5) Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet of Things
6) Robótica
7) Modelos Anatómicos e Simuladores
8) Dispositivos Médicos – Desenho e implementação
9) Dispositivos Médicos – Integração em redes de informação e perspetivas clínicas
10) Engenharia de Tecidos, Biocompatibilidade e Biofabricação de Tecidos e Orgãos
11) Cibersegurança, aspectos éticos, confidencialidade
12) Inovação Centrada no Doente, Empreendedorismo e transferência para o mercado

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino são diferenciados de acordo com os conteúdos de cada sessão, com sessões letivas
interativas teórico-práticas de análise, discussão e resolução de estudos de caso.
Serão convidados peritos externos para apresentarem exemplos práticos da sua área de actuação. Será promovida a interação entre discentes e docentes e a interação entre estudantes através da realização de trabalhos de grupo e resolução de desafios pré-programados.
A avaliação tem como base os seguintes parâmetros e ponderações: a) Grau e qualidade da participação nas aulas (20%); b) apreciação de trabalhos individuais e de grupo (50%); c) exame escrito individual (30%).

Bibliografia

- Varajão J. Arquitectura da gestão de sistemas de informação. FCA - Editora de informática, lda. ISBN 972-722-507-1. 2005.
- Weightman, A., Ellis, S., Cullum, A., Sander, L., Turley, R. Grading evidence and recommendations for public health interventions: developing and piloting a framework Health Development Agency, London, 2005.
- Faria, P.L. (Ed.)- The Role of Health Law, Bioethics and Human Rights to Promote a Safer and Healthier World - Ed. FLAD e ENSP-UNL, Lisboa, 2006, ISBN 972-98811-4-6
- The Student s Guide to Research Ethics (Open Up Study Skills). Paul Oliver. Open University Press (2003)
- Principles of Biomedical Ethics. Tom L. Beauchamp, James F. Childress. Oxford University Press (2009)
- specified websites.