2024

Desenvolvimento Sustentável

Nome: Desenvolvimento Sustentável
Cód.: GES12434D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agricultura e Silvicultura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC tem como objetivos o estudo e investigação da importância e do papel do território no
funcionamento da economia. Pretende-se aplicar os princípios do Desenvolvimento Sustentável ao
Desenvolvimento Regional, promovendo estratégias e políticas de desenvolvimento interdisciplinares e
integradoras de aspetos ambientais e sociais, a par dos económicos.

Principais competências: conhecimentos sobre a dimensão espacial e os seus efeitos na economia;
conhecimentos teóricos, metodológicos e de aplicação prática, acerca da teoria económica no que diz
respeito à dimensão específica regional; metodologias e procedimentos de diagnóstico e definição de
políticas relativas a realidades e problemáticas territoriais específicas; conhecimentos ao nível do
planeamento multi-sectorial e multi-escala de territórios locais e regionais; conhecimentos e competências
necessários a uma abordagem integradora das componentes ecológica/ambiental e socioeconómica, a par
das institucional e política.

Conteúdos Programáticos

I. Modelos de Sustentabilidade
Modelo da base
Modelo de interação espacial
Modelo de interação com uso dos recursos naturais

II. Modelos Input-Output:
Modelo de input-output regionais
Modelo de input-output interregionais
Matrizes de contabilidade social regional
Modelos de input-output com interações ambientais

III. Modelos de Equilíbrio Geral
Modelo estático de equilíbrio geral
Modelos dinâmicos de equilíbrio geral
Modelos de equilíbrio geral com interações ambientais

Métodos de Ensino

As aulas presenciais serão de natureza teórico-prática, o que possibilitará a exploração das diversas
abordagens teóricas fundamentais à compreensão e análise do território bem como à elaboração de
trabalhos, pelos alunos, que complementem de forma empírica esta abordagem.

A avaliação poderá ser feita através das modalidades de avaliação contínua e exame. Em avaliação
contínua os alunos realizarão um trabalho individual que permita proceder à análise das características do
território e da definição de estratégias. Em exame os alunos deverão realizar uma prova escrita que avalie
globalmente os vários domínios abordados na unidade curricular.

Bibliografia

Capello, R. (2007). Regional Economics. Londres: Routledge.
Comissão Europeia (2011). Territorial Agenda of the European Union 2020 – Towards an inclusive, smart
and sustainable Europe of diverse regions. Bruxelas.
Cooke, P.; Asheim, B.; Tödtling, F. et al. (eds) (2011). Handbook of Regional Innovation & Growth.
Cheltenham UK: E. Elgar.
Costa, J.S.; Dentinho, T.P. & Nijkamp, P. (eds) (2011). Compêndio de Economia Regional. Vol. 2: Métodos e
Técnicas de Análise. Lisboa: Princípia.
Costa, J.S. & Nijkamp, P. (eds) (2010). Compêndio de Economia Regional. Vol. 1: Teorias, Temáticas e
Políticas. Lisboa: Princípia.
Ferrão, J. (2011). O ordenamento do território como política pública. Lisboa: Fund. C. Gulbenkian.
Stimson, R.; Stough, R. & Nijkamp, P. (eds) (2011). Endogenous Regional Development. Perspectives,
Measurement & Empirical Investigation. Cheltenham UK: E. Elgar.
UN (2015). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. NY EUA.