2023

Globalização e Estratégias de Internacionalização

Nome: Globalização e Estratégias de Internacionalização
Cód.: GES12431D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Ciências Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender teorias relacionadas com os processos de globalização, internacionalização empresarial e
integração económica.
- Conhecer diversas estratégias de internacionalização ao nível das nações/territórios, blocos comerciais,
organizações e categorias socioeconómicas.
- Fornecer ferramentas que permitam interpretar a evolução dos processos e estratégias.
- Promover a reflexão crítica em torno dos modelos aplicáveis à análise dos processos e estratégias.
- Estimular a capacidade de integrar conhecimentos de diferentes áreas científicas relevantes para a
temática em estudo, bem como aprofundar competências de comunicação oral e escrita.

Conteúdos Programáticos

1. Teorias e modelos de globalização, integração e internacionalização económicas
Dimensões da integração europeia e global, as suas dinâmicas, impactos e governança
Da vantagem comparativa à construção de vantagens competitivas
Intervencionismo e políticas de comércio internacional
Liberalismo e políticas de apoio à internacionalização empresarial
2. Casos de globalização, integração e internacionalização económicas
Perspetiva macroeconómica: conceitos, tipos, análise comparativa de países (economias desenvolvidas,
emergentes e em vias de desenvolvimento), blocos comerciais e diferentes culturas nacionais e
organizacionais
Perspetiva das organizações: concorrência industrial, recursos e competências, instituições, culturas e
ética, redes e alianças estratégicas e dinâmicas de concorrência global
3. Seminário de síntese
Desafios de integração económica internacional e empresarial
Identificação de problemáticas e questões de investigação

Métodos de Ensino

Em coerência com os objetivos e o conteúdo da unidade curricular, as metodologias de ensino incluem:
- Aulas expositivas com o intuito de introduzir as temáticas em estudo com abertura ao debate geral ou em
pequenos grupos.
- Dinâmicas de apresentação de estudantes e docentes, visando estimular a partilha e participação.
- Pesquisas e leituras individuais de artigos científicos ligados com os conteúdos da UC e debates na sala
de aula.
- Apresentação de casos pelos estudantes, docentes e convidados, seguida de discussão.
A avaliação da UC inclui atividades de contacto e atividades de trabalho autónomo, nomeadamente
exposição teórica e preparação concetual, pesquisa bibliográfica e preparação de apresentação de
trabalhos individuais ou de grupo.
Na avaliação de conhecimentos será dada preferência a um processo de avaliação contínua que valorize a
assiduidade e participação e a capacidade de trabalho individual e em grupo.

Bibliografia

Amador, J. & Mauro, P. (eds) (2015). The Age of Global Value Chains Maps and Policy Issues, a VoxEU.org
Book. CEPR Press.
Baldwin, R. & Wyplosz, C. (2012). The Economics of European Integration. 4th Ed., McGrawHill Education.
De Grauwe, P. (2014). Economics of Monetary Union. 10th Ed., Oxford University Press.
El Agraa, A. M. (2014). The European Union. 9th Ed., Cambridge University Press.
Feenstra, R. & Taylor, A. (eds) (2014). Globalization in an Age of Crisis: Multilateral Economic Cooperation
in the Twenty-First Century. Chicago: University of Chicago Press.
Hill, C.W.L. (2014). International Business: Competing in a global marketplace. 10ª Ed., McGraw Hill USA.
Krugman, P.; Obstfeld, M. & Melitz, M. (2015). International Economics: Theory & Policy. 10th Ed., Prentice
Hall USA.
Peng, M. (2014). Global Strategic Management. 3rd Ed., South Western College, EUA.
Wild, J.J. & Wild, K.L. (2014). International Business: The Challenges of Globalization. 7ª Ed., Prentice Hall
USA.