2024

Marketing Avançado

Nome: Marketing Avançado
Cód.: GES12435D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Empresariais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar os doutorandos com: conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos de nível avançado em
marketing, aplicados aos sectores, organizações e consumidores em estudo; capacidade de análise e de
pesquisa em marketing relacionado com os sectores, organizações e consumidores em estudo;
capacidade de participar ativamente no progresso científico na área do marketing no sector sob escrutínio.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - Marketing Verde
Módulo 2 - Neuromarketing
Módulo 3 - Marketing nas Redes Sociais
Módulo 4 - Marketing Social
Módulo 5 - Marketing on-line e Marketing Móvel
Módulo 6 - Marketing Experiencial

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinam o aprofundamento dos conhecimentos teóricos,
metodológicos e empíricos com a sua investigação e aplicação a casos concretos. As sessões incluem
discussão de casos, análise de ideias e de estratégias de marketing e apresentação de trabalhos
individuais.

A avaliação é feita com base nos resultados obtidos em 2 trabalhos práticos individuais (20%), 1 resumo
de um artigo científico ou de um capítulo de um livro (20%) e num exame final (60%).

Bibliografia

Afonso, Carolina (2010). Green Market. As Novas Tendências do Marketing. Lisboa: Smartbook.
Kerpen, Dave (2011). Likeable Social Media: How to Delight Your Customers, Create an Irresistible Brand,
and Be Generally Amazing on Facebook (And Other Social Networks). 1 edition (June) USA: McGraw-Hill.
Shaz, Smilansky (2009). Experiential Marketing: A Practical Guide to Interactive Brand Experiences. USA:
Kogan Page Limited.
Shaw, Colin & Ivens, John (2002). Building Great Customer Experiences. Londres: Palgrave Macmillan UK
(e-book).
Marshall, Peter & Meloche, Thomas (2011). Ultimate Guide to Facebook Advertising: How to Access 600
Million Customers in 10 Minutes. 1 edition (September), USA: Entrepreneur Press.
Zurawicki, Leon (2010). Neuromarketing: exploring the brain of the consumer. 1st edition, Springer.