2024

Analítica do Turismo Contemporâneo

Nome: Analítica do Turismo Contemporâneo
Cód.: SOC10911D
8 ECTS
Duração: 15 semanas/224 horas
Área Científica: Sociologia e Ciências Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa contribuir para munir os doutorandos em Sociologia com conhecimentos estruturantes acerca do campo turístico, enquanto experiência intercultural. Assim, visa a interlocução com saberes relacionados quer com a natureza simbólica e imaterial dos bens culturais, quer com a especificidade dos intervenientes nos processos de produção, circulação e consumo da cultura turística.
Ao debate em torno do conjunto de saberes teórico-metodológicos e empíricos que enformam a Sociologia do Turismo, associa-se a discussão em torno da necessidade da sua renovação teórica e conceptual.
Procurar-se-à que o conhecimento adquirido através desta UC, permita que os estudantes possam escolher o campo turístico enquando objeto das suas dissertações.

Conteúdos Programáticos

I.MULTIDIMENSIONALIDADE DA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA
1. Eixos constitutivos experiência turística
-Teoria geral da experiência
-Estruturação tempos sociais sociedades modernas
-Principais eixos da experiência moderna
-Condições sociais objetivas e as práticas turísticas
-Tteoria dos campos na análise do turismo
-Produção, circulação e consumo de bens culturais no turismo
-Turismo e estilos de vida
II.DIAGRAMAS DAS EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS
-Modelos turísticos e formas de subjetivação
-Turismo e comportamentos liminares
-Turismo, corpo e género
-Modelos e formas de institucionalização
-Retórica do turismo
-Dinâmicas turísticas: Passagens de fronteiras: espaços, tempos, trajetos e fluxos.
-Desestruturação ou crise dos modelos.
III.PROBLEMAS E PERSPETIVAS DO TURISMO CONTEMPORÂNEO
-Implicações do controle turístico da cultura
-Rituais turísticos, trivializações e apostasias culturais.
-Do restitucionismo à reprodução serial do “turismo criativo

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino adoptadas baseiam-se no pressuposto de que o estudante desempenha o papel ativo no processo ensino-aprendizagem. Procurar-se-á equilibrar a ação grupal e o esforço individual, e promover a adaptação do ensino aos estudantes. As sessões terão um cariz de seminário com recurso à discussão participada de temas e de textos, visionamento de videogramas e viagens de campo (Dois dos docentes pertencem à Universidade do Algarve - a região turística de Portugal, por excelência - e o terceiro pertence à Universidade de Évora, cidade classificada como Património da Humanidade»). De modo a aproveitar o conhecimento dos docentes destas realidades serão programadas visitas de estudo a estas duas regiões,

Avaliação: realização de um ensaio individual acerca de um tema previamente acordado com os docentes ou uma recensão de um livro internacional recentemente publicado sobre um dos conteúdos do programa.

Bibliografia

AMIROU,R.,1995 Imaginaire touristique et sociabilités du voyage,PUFParis.
COHEN, E.,2004 ContemporaryTourism:Diversity and Change Oxford:Elsevier.
MACCANNELL,D.,1976 The Tourist, A new theory of the leisure class, Schocken Books, New York.
RICHARDS,G. e WILSON, J.,2007 Tourism,Creativity and Development,Routledge,London.
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SHARPLEY,R.,1994 Tourism,Tourists & Society,ELM Pub,Cambridgeshire.
URRY,J.,1990 The Tourist Gaze–leisure and travel in contemporary societies,Col. Theory,Culture and
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JAFARI,J.,1999 The Tourism System:A Theoretical Approach to the Study of Tourism,Univ
Minnesota,Michigan.
WANG,N., 2000 Tourism and Modernity:A Sociological Analysis,Pergamon
MEETHAN,K.,2003 «Mobile Cultures? Hybridity,Tourism and Cultural Change»,Journal of Tourism and Cultural
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SMITH,V. L. (Org.),1989) 2nd ed. Hosts and Guests:The Anthropology of Tourism, Philadelphia: Univ
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