2024

Seminário de Investigação I

Nome: Seminário de Investigação I
Cód.: SOC10898D
10 ECTS
Duração: 15 semanas/280 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- favorecer a integração académica e institucional dos novos estudantes no programa de doutoramento em
Sociologia;
- promover um sentido de pertença a um novo grupo científico de pares e à comunidade académica
representada pelo consórcio e pelas instituições que integra;
- familiarizar os estudantes com o treino de competências de apresentação (escrita ou oral) do trabalho
científico, bem como da sua discussão;
- possibilitar uma abordagem colectiva, em contexto de seminário, à investigação individual realizada no
âmbito do projecto de doutoramento
- acompanhar e inspirar a escrita do projecto individual de tese, que será publicamente apresentado e avaliado
no final do ano lectivo

Conteúdos Programáticos

De natureza interna e disciplinar, este Seminário é organizado em sessões onde
- são apresentados aos estudantes técnicas/ferramentas de recolha, tratamento e citação bibliográficos, bem
como fontes e bases de dados relativos a Portugal e à UE;
- são apresentados e discutidos projetos de doutoramento de alunos de anos anteriores, de modo a que se
familiarizem com os critérios de exigência científicos;
- são lidos e discutidos capítulos de teses já concluídas e defendidas, para que possam ser confrontados com
técnicas e estilos de escrita e estruturação das dissertações;
- os estudantes expõem e debatem coletivamente os seus projectos individuais de doutoramento – nas suas
várias fases de elaboração – de modo a que todos os possam enriquecer com os seus contributos.
-os estudantes preparam a apresentação final e discussão pública dos seus projectos

Métodos de Ensino

O seminário é claramente de natureza work in progress, informal e tutorial, e portanto o foco do sistema
ensino-aprendizagem é colocado nos estudantes.
Há uma intensa troca de ideias e de pontos de vista, e o docente assume um papel de facilitador e animador da
discussão (de primus inter pares), dando o seu próprio contributo após realizado o tour de table entre os
alunos.

A avaliação no 1º semestre é realizada a partir de dois critérios:
- a assiduidade e
- a qualidade da participação do estudante nos seminários

Bibliografia

Não Aplicável.