2024

Ecoturismo e Valorização dos Recursos Naturais

Nome: Ecoturismo e Valorização dos Recursos Naturais
Cód.: ECN09807D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Ciências Económicas e Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Discutir as potencialidades do ecoturismo do ponto de vista da conservação e valorização dos recursos
naturais e do desenvolvimento local.
Fornecer as principais noções, conceitos e técnicas necessários à análise socioeconómica do ecoturismo.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
Noção de ecoturismo
Factos e números do ecoturismo
As agendas do ecoturismo
2. O ecoturismo e a agenda dos conservacionistas
O ecoturismo e a conservação dos recursos naturais, ecossistemas e paisagens
Tendências e potencial do crescimento de mercados para os serviços associados ao turismo de natureza
O conflito entre ecoturismo enquanto actividade orientada para o mercado e sustentabilidade ambiental.
3. Actividades e motivações dos ecoturistas
Actividades, motivações e atitudes
Tipologias de ecoturistas
Atitudes e comportamentos ambientais dos turistas
4. Desenvolvimento turístico. Estratégias e gestão sustentável
Apreender as racionalidades económicas dos agentes do “negócio” de ecoturismo
Estratégias e técnicas de gestão sustentável
Certificação
5. Desenvolvimento local e impactos socioeconómicos
Espaços naturais e rurais em distintos contextos socioeconómicos
Novas actividades no rural e seu impacto
Avaliação de impacto social

Métodos de Ensino

A exposição da matéria é feita em aulas teórico-práticas de forma a promover continuamente a participação
dos alunos, fazendo apelo dos seus conhecimentos de outras áreas complementares e estimulando-os a
colaborar na aplicação desses conhecimentos no estudo das questões propostas para análise.
No decorrer apresentações de textos pelos alunos, o debate é alargado em torno dos pontos mais
controversos ou tidos como mais relevantes
Face à natureza dos conteúdos programáticos da UC e à metodologia de ensino adoptada, a avaliação de
conhecimentos assenta, fundamentalmente, em duas componentes distintas embora complementares:
- os trabalhos apresentados pelos alunos; e
- dois testes escritos envolvendo toda a matéria da disciplina.

Bibliografia

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