2024

Seminários em Motricidade Humana 2

Nome: Seminários em Motricidade Humana 2
Cód.: DES13433D
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende desenvolver uma compreensão sistemática sobre áreas da Motricidade Humana, procurando especificamente que o aluno adquira um nível de especialização elevado na área que esteja relacionada com a sua tese. Em cada uma das áreas, os alunos deverão desenvolver um conhecimento aprofundado sobre a investigação científica atual, métodos de investigação específicos e áreas de atuação e inovação. São objetivos específicos contribuir para uma visão especializada da investigação atual em Motricidade Humana, respetivas questões científicas, modelos de investigação e abordagens experimentais, metodologias e técnicas, aplicações e impacto na sociedade atual nas áreas de interesse de cada aluno. 


Conteúdos Programáticos

A unidade curricular Seminário em Motricidade Humana 2, consiste em módulos sobre diferentes áreas de investigação em Motricidade Humana. Estes módulos estão organizados em 4 áreas da Motricidade Humana:
- Exercício e Saúde;
- Psicomotricidade;
- Rendimento Desportivo;
- Gestão do Desporto.

Para cada área, estão organizados 5 módulos, num total de 20 horas de formação. A ficha de proposta para cada módulo será apresentada em anexo
Cada aluno deverá optar por uma área de formação, na qual deverá acompanhar a totalidade das conferências. Para completar as restantes 20 horas desta UC, o aluno deverá selecionar 5 conferências em qualquer das restantes 3 áreas. A inscrição em cada conferência será realizada no inicio do semestre.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino consiste na participação nos diferentes módulos apresentados por docentes/investigadores versando sobre a área de investigação que desenvolvem. Estes seminários não têm apenas um carácter expositivo, mas procuram promover a interação e discussão dos temas tratados entre os participantes. A participação ativa dos alunos será estimulada através da apresentação de temas ou trabalhos existentes durante o módulo, promovendo a discussão e o enriquecimento da sua prática através da interação com especialistas em áreas específicas.
A avaliação dos alunos consiste no desenvolvimento de um trabalho de síntese de cada um dos módulos, enriquecida com a respetiva apreciação critica. 


Bibliografia

A disponibilizar em cada uma das conferências.