2024

Novos Temas da Musicologia

Nome: Novos Temas da Musicologia
Cód.: MUS12936D
9 ECTS
Duração: 30 semanas/234 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Capacidade de compreensão sistemática num domínio científico de estudo;
Promover competências, aptidões e análise dos métodos de investigação associados à investigação em Musicologia promovendo a abordagem interdisciplinar; os estudos culturais; novos reportórios; comunidades; fenómenos urbanos; a transferência digital de conhecimento.
Capacidade para analisar e seleccionar as melhores abordagens e metodologias em função do objecto de estudo e das hipóteses de trabalho e estudo em projecto.
Promover a capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que são especializados.

Conteúdos Programáticos

Na unidade curricular o doutorando deverá apresentar numa comunicação oral e por escrito a recensão crítica sobre dois artigos seleccionados de uma bibliografia por si comentada sobre um tema que reflicta recentes abordagens e alargamento de temas de estudo da Musicologia.
Promove-se a abordagem musicológica de carácter interdisciplinar; os estudos culturais; novos reportórios e comunidades; fenómenos urbanos; a transferência digital de conhecimento. Este trabalho deverá seguir as convenções dos artigos científicos.

Métodos de Ensino

Apresentação de bibliografia e referências metodológicas em função das áreas específicas a desenvolver e estudar. Apresentação de estudos de caso para promover análise de conceitos, abordagens e metodologias.
Desenvolvimento das capacidades de expressão escrita e oral e capacidade crítica de leitura da bibliografia específica.
Promover uma escrita clara sem redundâncias, termos coloquiais ou incipiência de conceitos musicais e/ou científicos.
Apresentação clara e interessante.
Organização do trabalho (clareza e rigor).

Bibliografia

AVANZINI, G. , LOPEZ, L., KOELSCH, S., MAJNO, M. (2005). The Neurosciences and Music II: From Perception to Performance. New York, N.Y.: New York Academy of Sciences.
HARPER-SCOTT, J.P.E. & SAMSON, J. (Eds.), (2009) An Introduction to Music Studies. Cambridge: Cambridge University Press
HONING, H. (2004). The comeback of systematic musicology: new empiricism and the cognitive revolution, Tijdschrift voor Muziektheorie 9/3, p. 242.
HOOPER, Gilles (2016) The Discourse of Musicology, Routledge.
KUSEK, D., & LEONHARD, G. (2005). The Future of Music: Manifesto for the Digital Music Revolution. Boston: Berklee Press.
SCHNEIDER, A. (Ed.), (2008) Systematic and Comparative Musicology: Concepts, Methods, Findings. Hamburger Jahrbuch für Musikwissenschaft, 24. Frankfurt am Main: Peter Lang.
HICKS, Dan e BEAUDRY, Mary C. (ed.), (2012) The Oxford Handbook of Material Culture Studies. Oxford.