2024

SEMINÁRIO AVANÇADO EM LITERATURA B

Nome: SEMINÁRIO AVANÇADO EM LITERATURA B
Cód.: LLT14604D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Unidade curricular do Programa de Doutoramento em Literatura.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender, discutir e sistematizar conceitos e conhecimentos relativos a temas estruturantes no âmbito da investigação em Literatura Comparada.
2. Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade para conhecer e compreender os fundamentos epistemológicos subjacentes à análise e à história literária.
3. Adquirir uma visão plural e dinâmica das competências metodológicas necessárias para a investigação na área da Literatura Comparada.
4. Desenvolver capacidade crítica de análise e autonomia no trabalho de investigação

Conteúdos Programáticos

Módulo 1
1. A Literatura Comparada e os Estudos Literários.
2. Sistemas e polissistemas; campo literário; interliterariedade.
3. A Literatura Comparada: visão pós-colonial e decolonial.
4. História Literária Comparada.
5. Hegemonias e periferias.
6. Literatura e ideologia.

Módulo 2
1. Literatura Comparada e Tradução
2. Literatura e Artes
3. Cartografias Literárias
4. Arquitextualidade, intertextualidade, leitura e reescrita.

Métodos de Ensino

A organização do processo de ensino-aprendizagem combina metodologias de exposição, discussão e síntese. Os alunos terão acesso a um variado leque de aproximações metodológicas derivadas de uma perspetiva transnacional e comparada do estudo da Literatura, incluindo as relações com outras linguagens artísticas e com recentes perspetivas de abordagem de uma História Literária comparada, questões de cartografia literária ou a relação entre ideologia e literatura. Será fornecido aos alunos, previamente a cada sessão, um conjunto de textos e tópicos de reflexão, cuja preparação lhes permitirá participar, de forma fundamentada e crítica, no debate coletivo sobre os temas em análise. Serão incentivadas atividades autónomas de pesquisa, leitura e análise de bibliografia crítica, que complementem a leitura dos textos fornecidos pelos docentes, e cuja síntese deverá integrar os debates presenciais em aula.
Avaliação contínua: 25 % (participação no seminário) + 75% (trabalho escrito)
Exame: 10

Bibliografia

AAVV, Buescu, H. C. (Coord.). 2018/2020, Literatura-Mundo Comparada I
Perspectivas em Português, vols. 1-6. Lisboa: Tinta-da-china.
Bhabha, Homi, K. 1994. The Location of Culture. London: Routledge.
Damrosch, D.. 2020. Comparing the Literatures: Literary Studies in a Global Age.
USA: Princeton University Press.
Eagleton, T. 2013. How To Read Literature. Yale: Yale University Press.
Even-Zohar, Itamar. 2010. Papers in Culture Research. Tel Aviv: Unit of Culture
Research, Tel Aviv University.
Harpham, Geoffrey. 2007. On the Grotesque: Strategies of Contradiction in Art and
Literature. The Davies Group Publishers.
Hilmman, D.; Maude, U. (Eds.). 2015. The Body in Literature. USA: Cambridge
University Press.
Schwarz, Henry, Ray Sangeeta. 2005. A Companion to Postcolonial Studies. 2000.
Oxford: Blackwell Publishing.
Solà, Núria Codina; Pinheiro, Teresa (Eds.). 2019. Iberian Studies: reflections Across
Borders and Disciplines. Berlim: Peter Lang.