2024

SEMINÁRIO AVANÇADO EM LITERATURA A

Nome: SEMINÁRIO AVANÇADO EM LITERATURA A
Cód.: LLT14603D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Unidade curricular do Programa de Doutoramento em Literatura.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender, discutir e sistematizar conceitos e conhecimentos relativos a temas estruturantes no âmbito da investigação em Literatura.
2. Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade para conhecer e compreender os fundamentos epistemológicos subjacentes à análise e à história literária.
3. Reforçar competências metodológicas necessárias à investigação científica na área da Literatura.
4. Desenvolver capacidade crítica de análise e autonomia no trabalho de investigação.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1
1. Os Estudos Literários e a construção da Literatura.
2. A História da Literatura e a periodologia literária.
3. A Literatura nacional como sistema literário.
4. Problemáticas da receção.

Módulo 2
1. Literatura como sistema de representações ideológicas e identitárias.
2. Representações de género: a construção do feminino.
3. Configurações do espaço: confrontos e desafios.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com metodologias ativas (diálogo e argumentação). A organização do processo de ensino aprendizagem combina, assim, em cada sessão, metodologias de exposição, discussão e síntese. De forma a promover a qualidade das discussões, será fornecido aos alunos, previamente a cada sessão, um conjunto de textos e tópicos de reflexão, cuja preparação lhes permitirá participar, de forma fundamentada e crítica, no debate coletivo sobre os temas em análise. Atividades autónomas de pesquisa, leitura e análise de bibliografia crítica, que complementem a leitura dos textos fornecidos pelos docentes, e cuja síntese deverá integrar os debates presenciais em aula, serão incentivadas de forma a promover a autonomia dos alunos.
Avaliação:
Contínua: 25% (participação no seminário) + 75% (trabalho escrito)
Avaliação por exame: 100%

Bibliografia

AA.VV. 2013. Qué hacemos con la literatura. Madrid: Akal.
Amaral, A. L. 2017. Arder a palavra e outros incêndios. Lisboa: Relógio de Água.
Bell, Alice and M. Ryan (eds.). 2019. Possible Worlds Theory and Contemporary Narratology. Nebraska: U. of Nebraska Press.
Bloom, H. 1991. A angústia da influência: uma teoria da poesia. Lisboa: Cotovia.
Braga, T. 2005. História da Literatura Portuguesa - Idade Média. Lisboa: IN-CM.
Bretell, C. and C. Sargent (eds.). 2017. Gender in Cross-Cultural Perspective. London and New York: Routledge.
Goodman, L. 2013. Literature and gender. Routledge.
Feijó, A. M., Figueiredo, J. R., Tamen, M. (eds.). 2020. O Cânone. Lisboa.
Martindale, C., Thomas, R. F. (Eds.). 2006. Classics and the uses of Reception. Blackwell.
Richardson, E. (Ed.). 2019. Classics in extremis: The edges of classical reception. London: Bloomsbury .
Tally Jr., R. T. (Ed.). 2016. Literary cartographies: Spatiality, representation, and narrative. Palgrave Macmillan