2024

Colecção Museus:Arte e Ciência

Nome: Colecção Museus:Arte e Ciência
Cód.: HIS09378D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História e Filosofia da Ciência

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer as teorias fundadoras da museologia científica contemporânea; Adquirir instrumentos teóricos que orientem boas práticas de investigação etnobiologica-museal; Adquirir competências de investigação autónoma e de concepção de projectos de investigação; Promover estudos museológicos interdisciplinares de matriz etnobiológica. Ciência e Arte.

Conteúdos Programáticos

História da etnobiologia e dos museus científicos de matriz etnobiológica; Metodologias de investigação em etnobiologia; Técnicas de recolha/Tratamento da informação etnobiológica-museal; Análise de casos estudo (cultura material).

Métodos de Ensino

Exposições teóricas e discussão de casos-estudo / Seminários.
A avaliação será feita com a apresentação escrita e oral de uma pesquisa original.

Bibliografia

Anderson, E.N.; Pearsall, D.; Hunn, E.; Turner, N. (2011). Ethnobiology. Wiley-Blackwell /John Wiley & Sons. New York.

Cook, F. (1995). Economic Botany Data Collection Standard. Royal Botanic Gardens, Kew, United
Kingdom.

Roth, Wolff-Michael (2009). Science Education from People for People. Routledge, Oxon, UK.

Kagan, Jerome (2009). The Three Cultures: Natural Sciences, Social Sciences, and the Humanities in the 21st Century. Cambridge University Press, Cambridge, UK.

Levetin, E., Mcmahon, K. (2007). Plants and Society. McGraw-Hill Science, New York, U.S.A.

Alexiades, M. N. (1996). Selected Guidelines for Ethnobotanical Research: A Field Manual. Botanical Gardens Press, New York, U.S.A.

Schultes, R.; von Reis, S. (1995). Ethnobotany Evolution of a Discipline. Dioscorides Press, Portland, Oregon, U.S.A.