2024

Seminário Temático Interdisciplinar I

Nome: Seminário Temático Interdisciplinar I
Cód.: HIS09371D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: História e Filosofia da Ciência

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fomentar o intercâmbio e proporcionar sinergias entre os estudantes de diferentes formações académicas. Permitir ao aluno uma cultura científica abrangente através de interacção com áreas de investigação do CEHFCi em rede com outras unidades de investigação.
Fornecer instrumentos de trabalho, conceitos e metodologias no campo da Historia e Filosofia da Ciência. Fornecer perspectivas comparadas da prática científica, em contextos de prática da ciência na Europa e no Mundo.
Dotar o estudante de ferramentas bibliográficas e de conhecimento de fontes para a realização de investigação em história da ciência.
Fornecer instrumentos de análise para o uso crítico e reflexivo da ciência na sociedade aberta do século XX - XXI.

Conteúdos Programáticos

Seminário s/ temas de Historia e Filosofia da Ciência
1. Uma perspectiva Histórica da interacção socio-económico-cultural da actividade científica no Mundo Ocidental
2. A construção de modelos de ciência no mundo colonial europeu; a história da ciência nos países América (Norte e Sul).
3. Perspectiva histórica da construção das Teorias Científicas; actores cientistas; instituições científicas: Academias, Universidades, Laboratórios: O trabalho científico em rede. Sinais da profissionalização da ciência (XIX- XX). O papel da técnica e da tecnologia.
4. A Hist. da Ciência na mudança do século XIX- XX: Comte, Darwin: 2 abordagens de mudança de científica.
5. A Hist. das Ciência no Séc. XX, perspectivas historiográficas: Sarton, os Congressos, Bachelard, Koyré, Merton, Kuhn, Lakatos.
6. Ciência como cultura: fim das 2 culturas (E.P. Snow)
7. A controvérsia científica. As controvérsias científicas: variações históricas e disciplinares.

Métodos de Ensino

Suporte técnico: plataforma moodle da Universidade de Évora. Aulas tipologia lecture. (Enquadramento Cehfci / HetSci).
Apresentação de vários momentos de working in progress dos papers dos estudantes, acompanhados de comentários críticos pelos docentes e investigadores envolvidos. Organização de mesa redonda final com a intervenção dos docentes e dos estudantes: reflexão interdisciplinar sobre Temas temáticos de História da Ciência: permanências e inovações; polémicas científicas e descoberta científica. Avaliação: Elaboração e apresentação e discussão de um tema paper - até 5.000 palavras com abstract, indicação de 3 palavras-chave, em PT e EN. O paper relacionado com o projecto de tese, evidenciando a mais-valia das leituras e das discussões havidas em ambiente de seminário.
Paper: supervisionado, os resultados de working in progress são apresentados em sessão pública. (40%). Avaliação final: após entrega paper depois da arbitragem científica. (60%).

Bibliografia

Kragh; H, (2003), Introdução à Historiografia da Ciência (Porto Editora); Gavroglu, K. (2007), O Passado das Ciências como História (Porto Editora); TATON, René (éditeur), 1969, Histoire Géneral des Sciences, Paris, PUF; CAHAN, David (ed.), 2003, From Natural Philosophy to the Sciences/ writing the history of Nineteenth-Century Science, U.Chiago Press; SERRES, Michel,1996,Elementos para uma História das Ciências, Lx.Terramar.
Cambridge History of Science (2003), Vol.4:Eighteenth-Century Science, Ed. Roy Porter, Univ. College London; Pyenson, S.(1988),Cathedrals of Science. McGill U. Press; HABERMAS, Jurgen (1996), The Structural transformation of the Public Sphere, Cambridge, Polity Press;Roth, Wolff-Michael (2009), Science Education from People for People. Routledge, Oxon, UK.; Kagan, Jerome (2009). The Three Cultures: Natural Sciences, Social Sciences, and the Humanities in the 21st Century. Cambridge U.Press.