2024

Seminário Temático Interdisciplinar II

Nome: Seminário Temático Interdisciplinar II
Cód.: FIS09372D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aprofundar uma cultura cientifica / cultura científica abrangente através de interacção com áreas de investigação do CEHFCi em rede com outras unidades de investigação.
Aprofundar e fornecer instrumentos de trabalho, conceitos e metodologias no campo da Historia e Filosofia da Ciência. Fornecer perspectivas comparadas da prática científica, em contextos de prática da ciência na Europa e no Mundo.
Dotar o estudante de ferramentas bibliográficas e de conhecimento de fontes para a realização de investigação em história da ciência.
Fornecer instrumentos de análise para o uso crítico e reflexivo da ciência na sociedade aberta do século XX - XXI.

Conteúdos Programáticos

1. Perspetiva Histórica da interação socio-económico-cultural da atividade científica - emergência de big-science).
2. Construção de modelos de ciência no mundo colonial europeu; a história da ciência nos países América (Norte e Sul).
3. Perspectiva histórica da construção das Teorias Científicas; actores cientistas; instituições científicas: Academias, Universidades, Laboratórios: O trabalho científico em rede. Sinais da profissionalização da ciência (XIX- XX). O papel da técnica e da tecnologia.
4. A História da Ciência na mudança do século XIX- XX
5. A História das Ciência no Séc. XX, perspetivas historiográficas
6. As novas tendências historiográficas de final de século XX: ciência em rede; transmissão de ciência; trocas de saberes; prática de investigação; práticas culturais.
7.Ciência como cultura: fim das duas culturas
8. A controvérsia científica no espaço público: formas de praticar ciência.

Métodos de Ensino

Aulas tipologia lecture (sumário, bibliografia; aulas de debate de textos, com intervenções organizadas dos alunos. (Enquadramento Cehfci / HetSci).
Convite a vários investigadores para lectures no âmbito do programa.

Apresentação de vários momentos de working in progress, acompanhados de comentários críticos pelos docentes e investigadores envolvidos.

Organização de mesa redonda final com a intervenção dos docentes e dos estudantes: reflexão interdisciplinar sobre Temas temáticos de História da Ciência: permanências e inovações; polémicas científicas e descoberta científica.

Avaliação:
Elaboração e apresentação e discussão de um tema paper , partir de um assunto, fonte, debate, polémica, estado de arte relacionado com o projecto de tese, evidenciando a mais-valia das leituras e das discussões havidas em ambiente de seminário.
Paper: supervisionado, working in progress são apresentados em sessão pública. Avaliação final: após entrega paper depois da arbitragem científica.

Bibliografia

Selected articles: Isis, Osiris; History of Science; Science Education; Host: Journal of History of Science and Technology; British Journal of History of Science; Public Understanding of Science; History of Science;

Cambridge History of Science (2003), Vol.4:Eighteenth-Century Science, Ed. Roy Porter, Univ. College London; Pyenson, S.(1988),Cathedrals of Science. McGill U. Press; HABERMAS, Jurgen (1996), The Structural transformation of the Public Sphere, Cambridge, Polity Press;Roth, Wolff-Michael (2009), Science Education from People for People. Routledge, Oxon, UK.; Kagan, Jerome (2009). The Three Cultures: Natural Sciences, Social Sciences, and the Humanities in the 21st Century. Cambridge U.Press.