2024

Mecanismos e Determinação de Estrutura em Química Orgânica

Nome: Mecanismos e Determinação de Estrutura em Química Orgânica
Cód.: QUI13582D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos sejam capazes de entender os caminhos pelas quais as moléculas reagem para formar outras moléculas (ou seja, o mecanismo). Aprenderão sobre métodos físicos e outros métodos usados atualmente para investigar o mecanismo. Eventualmente, essas habilidades permitirão aos alunos planear e conceber novas reações que levarão a importantes compostos alvos, como medicamentos e outros produtos da saúde, dispositivos de captura de energia, etc numa forma sustentável.
Os alunos tornar-se-ão mais experientes na resolução de problemas; principalmente no contexto da reatividade química e análise estrutural.
Os alunos aprenderão sobre novas e poderosas técnicas analíticas para a determinação estrutural de moléculas orgânicas.

Conteúdos Programáticos

Dar conhecimentos sobre assuntos importantes referente a reatividade de compostos orgânicos, como por exemplo, reações pericíclicas avançadas, mecanismos e a sua determinação, relações de atividade-estrutura quantitativas (QSAR) e a estabilidade e a reatividade de compostos cíclicos.
Dar conhecimentos sobre as várias técnicas espectroscópicas e espectrométricas para a análise estrutural de compostos orgânicos.

RMN 2D (COSY, HMBC, HMQC, INADEQUATE, NOESY, TOCSY,...).
RMN de outros núcleos importantes (15N, 19F, 31P e 29Si).

Espetrometria de massa – análise de padrões de decomposição de vários compostos orgânicos.


Métodos de Ensino

Ao longo do semestre são utilizadas diferentes ferramentas de ensino. Para além das aulas presenciais o aluno é ainda motivado a resolver vários exercícios em casa. A plataforma de e-learning da Universidade será usada para a divulgação do material letivo e para a realização de mini-testes.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição e compreensão dos conhecimentos e na aferição do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina. A avaliação das componentes teórica decorrerá em exame final mediante prova escrita (com um peso de 75% da nota final). Essa avaliação é complementada por avaliação contínua do desempenho alcançado pelos alunos durante o semestre, realização de mini-testes (on-line) e a participação em seminários (com um peso de 25% da nota final).


Bibliografia

Clayden, J. et al., (2012), Organic chemistry, 2a edição, OUP.
Advanced Organic Chemistry, Reactions, Mechanisms and structure (2018), M.B. Smith, 7a edição Wiley.
Jackson, R.A., (2004) Mechanisms in Organic Reactions, RSC.

Silverstein, R.; Webster, F.; Kiemle, D. (2014), Spectrometric Identification of Organic Compounds. 8th Ed., John Wiley and Sons, New York.

Rahman, A.; Choudary, M.; Wahab, A. (2015), Solving problems with NMR spectroscopy. 2nd Edition, Academic Press Limited, London.
Gross, J.H. (2011) Mass Spectrometry: A textbook, Springer.