2024

Métodos Avançados em Síntese Orgânica

Nome: Métodos Avançados em Síntese Orgânica
Cód.: QUI13581D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos sejam capazes de entender novos métodos modernos para a obtenção de moléculas-alvo importantes que incluem produtos farmacêuticos, produtos de saúde, agroquímicos etc. Uma forte ênfase será colocada na aplicação de métodos catalíticos e métodos sustentáveis em geral. O aluno tornar-se-á muito proficiente no projeto de vias sustentáveis e econômicas para os principais produtos-alvo. Este conhecimento e prática permitirá que os alunos sejam capazes de projetar vias reacionais práticas e eficientes para várias moléculas.
Os alunos tornar-se-ão mais experientes na resolução de problemas; principalmente no contexto da reatividade química.

Conteúdos Programáticos

Síntese orientada para a molécula-alvo para a diversidade.
Métodos catalíticos modernos, métodos quimiocatalíticos e biocatalíticos, organocatálise e procedimentos de acoplamento baseados em metais.
Análise retrossintética avançada.
Síntese do heterocíclos.
Tecnologias facilitadoras modernas; solventes alternativos, processos de fluxo contínuo, síntese assistida por microondas.
Síntese baseada em radicais (fotocatálise).
Síntese de APIs em escala industrial; abordagem ao aumento de escala. Equipamento, pureza e controle em diferentes estágios de síntese em nível industrial. Separação e purificação de produtos.

Métodos de Ensino

Ao longo do semestre são utilizadas diferentes ferramentas de ensino. Para além das aulas presenciais o aluno é ainda motivado a resolver vários exercícios em casa. A plataforma de e-learning da Universidade será usada para divulgação do material letivo e para a realização de mini-testes.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição e compreensão dos conhecimentos e na aferição do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina. A avaliação das componentes teórica decorrerá em exame final mediante prova escrita (com um peso de 75% da nota final). Essa avaliação é complementada por avaliação contínua do desempenho alcançado pelos alunos durante o semestre, realização de mini-testes (on-line) e a participação em seminários (com um peso total de 25% da nota final).

Bibliografia

Burke, A.J. et al. (2018), Active Pharmaceutical Ingredients in Synthesis, Wiley-VCH.
Clayden, J. et al. (2012), Organic chemistry, 2a edição, OUP.
Wyatt, P., Warren, S. (2007) Organic Synthesis - Strategy and Control, Wiley.
Wyatt, P., Warren, S. (2008) Workbook for Organic Synthesis - Strategy and Control, Wiley.
Carruthers, W., Colham, I. (2004) Modern Methods of Organic Synthesis, 4a edição, Cambridge.
Smith M.B. (2017) Organic Synthesis, 4a edição, Elseveir.