2024

Seminário Temático 7

Nome: Seminário Temático 7
Cód.: FIL12634D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Gerais:
- Conhecimento do estado da arte numa área filosófica em que se integrem globalmente alguns dos
projetos de doutoramento
25
- Análise de questões particulares numa área relevante do saber filosófico na actualidade
- Integração dos estudantes nas linhas de investigação dos docentes do curso
- Fomentar nos estudantes a capacidade de contextualizar as problemáticas que investigam no horizonte
de debates filosóficos contemporâneos
- Fomentar nos estudantes a prática duma abordagem metodologicamente coerente das temáticas dos
seus projetos nascentes
- Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem estruturado.

Particulares:
- Reperspectivar questões filosóficas fundamentais a partir do binómio Cinema e Filosofia e, em termos
mais amplos, do technic turn
- Permitir ao estudante-investigador prospectar múltiplas direcções de indagação filosófica estimuladas
pela problematicidade que o campo da arte mais avançada é capaz de levan

Conteúdos Programáticos

Para uma cinefilosofia

Dessubstancialização
A insustentável leveza do realismo fotográfico: de Bazin a Pasolini
A realidade (e o cinema) como processo insubstante: de Deleuze a Bergson

Despositivação
O cinema (e o fenómeno) como epochê: de Husserl a Merleau-Ponty
Ser-no-mundo(-do-filme), quiasma, CsO: de Merleau-Ponty e Deleuze a Heidegger
Para uma tecnofenomenologia (Idhe)
Teologia negativa da imagem simulacral: nem cópia nem original (Benjamin, Baudrillard)

Desrealização
Da reprodutibilidade à ‘Matrix’ numérica, ou – ontologias analógica e digital? (Bazin, Grist, Stewart)
A softwarização da ‘eXistenZ’ (Manovich): do medium (McLuhan) à ‘idade pós-media’ e intermedial
A virtualização e o seu materialismo, ou – para além do ‘real’ e do ‘ideal do verdadeiro’:
cinecristalografia do tempo virtual/actual, ‘F for Falso’ (Welles, Resnais, Deleuze, Kiarostami, Nolan),
neuro-imagem (Pisters), cibertradutibilidade infinita (Kac)

Glória
O Sacrifício (Tarkovsky)
Stellet Lijcht (Reygadas)
Cavalo Dinheiro (Costa)

Métodos de Ensino

O seminário funciona em regime presencial, podendo recorrer-se, em casos especiais, à participação por
Skype. A lecionação incluirá exposição, trabalho de textos e debate. Eventualmente, poderão integrar-se
sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros
científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins

A avaliação terá por base:
1) a assiduidade e participação ativa (10%);
2) uma apresentação oral ou a
redação de um breve ensaio ou comentário da temática tratada no seminário, ou um relatório de aula,
de 2-3 pág. (15%);
3) a apresentação formal dum ensaio escrito final em formato de comunicação num
colóquio (75%).

Bibliografia

BAUDRILLARD, Jean, Simulacros e simulação, Lx, Relógio d’Água, 1991
BAZIN, André, O que é o cinema?, Lx, Livros Horizonte, 1992
BENJAMIN, Walter, A Obra de Arte na era da sua reprodutibilidade técnica, Lx, Assírio&Alvim
BERGSON, Henri, Matière et Mémoire, in OEuvres, Paris, PUF, 1959
DELEUZE, Gilles, Cinema 1&2, Lx, Documenta
HEIDEGGER, Martin, Being and Time (tr. Ingl.), Oxford, Blackwell, 1978
HUSSERL, Edmund, Phantasie, Bildbewusstsein, Erinnerung, in Husserliana Band XXIII
KAC, Eduardo, Telepresence and Bioart, UniMichigan Press, 2005
MANOVICH, Lev, Software takes command, NY, Bloomsbury, 2013
MERLEAU-PONTY, Maurice, Phénoménologie de la perception, Paris, Gallimard, 1945
MERLEAU-PONTY, M., Le visible et l’invisible, Paris, Gallimard, 1964
McLUHAN, Marshall, Understanding Media, NY, Routledge, 2001
PASOLINI, Pier paolo, Empirismo herege, Lx., Assírio e Alvim, 1982
PISTERS, Patricia, The Neuro-Image, Stanford UP, 2012
STEWART, Russel, G., Framed Time, UniChicago Press, 2007

Equipa Docente (2023/2024 )