Criação, produção e divulgação on-line de um curso de meteorologia

Cofinanciado por:
Project title |
Project Code | Processo 92/ID/2014
Main objective |

Region of intervention |

Beneficiary entity | Universidade de Évora(parceiro)

Approval date | 18-09-2014
Start date | 30-09-2014
Date of the conclusion | 30-03-2015

Total eligible cost |
European Union financial support |
National/regional public financial support |

Summary

O projeto agora proposto pela Universidade de Évora, consiste na criação, produção e divulgação de um curso superior de Meteorologia online a ser oferecido de forma aberta (OCW). Trata-se de um projeto do Centro de Tecnologias Educativas (Unidade Científico-Pedagógica da Universidade de Évora responsável pelo ensino a distância) em estreita colaboração com a FCT-FCCN.

 O curso organizar-se-á em 30 lições vídeo, as quais abrangerão os seguintes tópicos/conteúdos:

  1. Introdução à Meteorologia. Enquadramento Internacional.
  2. Meteorologia Física: Radiação e Termodinâmica da Atmosfera.
  3. Meteorologia Dinâmica nas Latitudes Médias.
  4. Meteorologia Dinâmica nas Regiões Tropicais.
  5. Meteorologia Sinóptica e Previsão do Tempo.
  6. A Circulação Geral da Atmosfera.
  7. Meteorologia Aplicada: meteorologia aeronáutica e agrometeorologia.

Este curso, inédito em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa, terá as seguintes características:

  1. Abrangência universal.
  2. Capacidade de contribuir para o ensino avançado da Meteorologia em universidades de língua portuguesa (Portugal, Brasil, Timor e países africanos lusófonos), tornando-se num recurso educacional aberto, tanto para professores como para alunos.
  3. Capacidade de contribuir, devidamente enquadrado e acompanhado, para a formação em meteorologia de quadros superiores dos Institutos de Meteorologia de Países Africanos de Língua Portuguesa, dramaticamente carenciados de pessoal competente, em número suficiente para o desempenho das funções estatutárias.
  4. Contribuir para repensar a pedagogia no ensino superior. Estas lições abertas têm a particularidade de divulgar uma forma de ensino em que o pensamento tem o papel principal, aspeto garantido pela personalidade convidada. Com efeito, estas lições destacam-se pela construção de um pensamento conceptual, aspeto essencial para o exercício de processos complexos de raciocínio. Dispondo os professores deste recurso poderão ainda, nas suas aulas, ganhar tempo para esse exercício.

 

À criação destas lições, fase já iniciada, seguir-se-á a fase de inserção dos vídeos em plataformas adequadas à sua visualização (Educast e Zappiens). A fase final do projeto, garantida pelo Centro de Tecnologias da Universidade de Évora, consistirá na criação de um portal aberto ao mundo para a disponibilização das lições (OCW).

Posteriormente, já fora do âmbito do projeto submetido, o portal criado será associado a uma plataforma de eLearning, completando as lições em vídeo com tarefas propostas aos formandos e com a prática de um acompanhamento próximo, por parte de docentes online, com frequentes indicações bibliográficas e com avaliação de natureza formativa e também sumativa. Nestas condições o curso poderá vir a ser certificado. As lições em vídeo permanecerão sempre disponíveis de forma aberta.


Objectives, activities and expected/achieved results

Objetivos Principais

Criação, produção e divulgação online de um curso de Meteorologia

 

Objetivos do curso

  •  Partilhar e fomentar a utilização de um dispositivo "técnico-pedagógico", as Lições de Meteorologia, para a melhoria das aprendizagens no âmbito da meteorologia ou no âmbito de outras unidades curriculares afins, seja através da auto-formação, seja através de uma formação acompanhada.
  • Facilitar estratégias de inovação pedagógica no ensino superior (formação invertida).

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o que é a atmosfera e os fenómenos que nela ocorrem.
  • Interpretar os resultados das observações e das previsões meteorológicas obtidas com recurso a modelos numéricos.
  • Ser capaz de diferenciar modelos e realidade.
  • Contribuir para o desenvolvimento do sentido da complexidade associada ao objecto de estudo da meteorologia.